Cinema Críticas

Crítica: White Chicks (2004)

White Chicks Critica de Cinema

CONTÉM SPOILERS DE WHITE CHICKS!

Esta crítica vai fazer-vos odiar-me certamente… e muito porque, como crítico, sou forçado a ter de refletir sobre os erros mais óbvios dos filmes e de transmitir aquilo que sinto em relação a eles. Mas a arte tem destas coisas… há filmes maus (ou que sabemos que são maus) mas que nos tocam de uma forma surpreendente e continuam marcados nas nossas vidas, quer queiramos, quer não. White Chicks é um desses casos. Sou um dos maiores fãs do filme e mal posso esperar pela sequela! E porquê? Porque é provavelmente o melhor trabalho dos irmãos Wayans desde o primeiro Scary Movie. Ainda hoje é o dia que o revejo pela 22ª vez e continuo a rir-me às gargalhadas como se o visse pela primeira… É um clássico intemporal para mim e um que me leva às lágrimas de tanto rir com frequência.

White Chicks Critica de Cinema

 

Conheçam então os irmãos agentes do FBI Kevin e Marcus Copeland que desgraçam as suas carreiras numa operação importante, e são forçados a ter de tomar conta de duas irmãs herdeiras de uma cadeia milionária de hotéis. Mas isto não é assim tão linear, já que alguém procura raptá-las e pedir um resgate, e os irmãos precisam de se mascarar das gémeas herdeiras para apanharem os verdadeiros criminosos. White Chicks é realizado por Keenan Ivory Wayans e tem personagens maravilhosamente cómicas que nos deliciam a cada passo que tomam. É um filme que não está preocupado se é bom, se é mau, se as pessoas se identificam ou não com ele. É um filme feito inteiramente para divertir e fazer rir, sem quaisquer intenções pejorativas. Esta pureza é aquilo que torna White Chicks no clássico de comédia delicioso que é.

A forma como Shawn e Marlon Wayans utilizam a sua ligação familiar para trazer uma proximidade do público com os seus alter egos femininos é infalível. A sua química é absolutamente magnífica e o ridículo da maioria das situações com que são confrontados torna-se verdadeiramente cativante, fazendo-nos rir e rir e rir sem que nos preocupemos com os defeitos mais óbvios do filme. E em todo um rol de piadas idiotas e situações físicas parolas, White Chicks é aquele tipo de comédia que nunca passa de moda e que se crava em nós precisamente por aqueles aspetos que quase nunca são apreciados no cinema do género. Há tantas expressões, saídas, diálogos e situações caricatas que White Chicks torna verdadeiramente empolgantes, e isto porque usa os clichés como aspeto secundário da sua missão.

White Chicks Critica de Cinema

Podemos dizer que é aquela comédia em que Terry Crews se revela um fã incondicional do hit musical de Vanessa Carlton, A Thousand Miles! Quem não é?! E lá está, para além dos protagonistas carismáticos, temos ainda personagens secundárias deliciosas e que nos contagiam com mais idiotice e nos proporcionam com mais momentos icónicos. Esta sopa deliciosa de White Chicks é o seu ponto mais forte: preocupem-se menos com aquilo que está bem ou mal, desliguem o cérebro e divirtam-se com toda a comédia que temos para oferecer. É quase como um gag reel de seres humanos a fazerem palhaçadas em vídeos amadores, mas tudo com uma temática de ficção simples e despreocupada no fundo. E nunca me vou esquecer da maravilhosa Mei Ling que está sempre cleaning cleaning cleaning forever! Só de me recordar já começo a rir instantaneamente… é surreal haver uma comédia que consiga guardar tanta patetice e ser, ao mesmo tempo, tão hilariamente magnífica.

White Chicks é aquele filme que vai ficar para sempre no meu coração e que é inquestionavelmente um fenómeno da cultura popular por ser completamente ridículo, genuinamente parvalhão e deliciosamente encantador por não se preocupar sequer com a sua má fama. E, por esta atitude, é que devemos dar-lhe uma oportunidade, porque “this is not “JUST” a handbag, it’s Prada!“! Revejam este clássico surrealmente cativante e aproveitem este Natal tristonho para rir às gargalhadas despreocupadamente.

White Chicks Critica de Cinema

Leiam outras Críticas aqui.

Título: Loiras à Força

Título Original: White Chicks

Realização: Keenan Ivory Wayans

Elenco: Shawn Wayans, Marlon Wayans, Jaime King, Frankie Faison, Lochlyn Munro, John Heard, Busy Philipps, Terry Crews, Brittany Daniel, Eddie Velez, Jessica Cauffiel, Maitland Ward, Anne Dudek, Rochelle Aytes, Jennifer Carpenter, Faune Chambers Watkins, John Reardon.

Duração: 109 min.

Trailer | White Chicks

Comments