Cinema Críticas

Crítica: The Croods: A New Age (2020)

The Croods A New Age Critica de Cinema

CONTÉM SPOILERS DE THE CROODS: A NEW AGE!

Por vezes pensamos que certos filmes não necessitam de sequelas e The Croods parecia mesmo ser um desses casos. Aquele filme de animação sobre uma família dos tempos primitivos quando os seres humanos faziam das cavernas as suas casas. Pois bem, esta família está de volta e há muitas novidades divertidas e que asseguram que tenhamos um entretenimento muito aprazível. The Croods: A New Age inclui novas personagens, sendo que Guy, um rapaz humano, é adicionado à família e pede para a mesma o ajudar a encontrar o seu “Amanhã”, um lugar que os seus falecidos pais lhe disseram que é onde irá encontrar um abrigo seguro para viver. Os Croods lá se prestam a ajudar e, quando chegam ao seu destino, deparam-se com os Bettermans, uma família que foge muito ao ideal de ser humano cavernoso, e cujos costumes modernos entram em conflito com o tradicionalismo selvagem que os Croods estavam habituados.

The Croods A New Age Critica de Cinema

The Croods: A New Age é uma aventura muito divertida, onde o conflito entre o novo e o velho, o choque entre culturas e tempos, se torna o epicentro de uma narrativa muito cativante e personagens que se tornam engraçadas à medida que as vamos conhecendo. É também uma sequela que surpreende pela positiva precisamente por arriscar incluir elementos novos na sua temática, mesmo que haja um exagero visual desnecessário. A sensação que temos é que The Croods: A New Age tenta marcar pela diferença ao ser criativo com o worldbuilding que cria em torno das criaturas que habitam o planeta com os mesmos, ou com o resto da fauna e flora exuberante que ornamenta as aventuras dos protagonistas. Por norma, sou um amante destes aspetos, mas no universo de The Croods parece tudo um pouco… demais? É que por muito que seja um filme visualmente apelativo, a consistência da narrativa é comprometida pelo realismo destes devaneios espampanantes que não são explorados com credibilidade.

Apesar de ser uma comédia genuinamente engraçada, The Croods: A New Age acaba por tornar-se um pouco ridícula com esta abordagem imprópria da história natural do mundo. Podia considerar-se original, mas acaba por ser exagerada a um ponto que incomoda. Mas, apesar destes defeitos, é precisamente no enredo simples e divertido, que esta sequela se torna deliciosa para toda a família, criando mecanismos que definem as personagens como tendo aspetos vincados de personalidade e, acima de tudo, por tratar com suavidade e diversão este conflito de gerações, costumes e avanços temporais. Mesmo não sendo uma preciosidade, The Croods: A New Age afirma-se como uma surpresa muito agradável, num tipo de animação que não necessitava de um seguimento narrativo de nenhuma das formas. Tal como Ice Age, é aquele guilty pleasure animado que nos deixa com um sorriso nos lábios e tem uma irreverência contagiante.

The Croods A New Age Critica de Cinema

Leiam outras Críticas aqui.

Título: Os Croods: Uma Nova Era

Título Original: The Croods: A New Age

Realização: Joel Crawford

Elenco: Nicolas Cage, Emma Stone, Ryan Reynolds, Catherine Keener, Cloris Leachman, Clark Duke, Leslie Mann, Peter Dinklage, Kelly Marie Tran.

Duração: 95 min.

Trailer | The Croods: A New Age

Comments