Cinema Críticas

Crítica: The Kid Detective (2020)

The Kid Detective Critica de Cinema

CONTÉM SPOILERS DE THE KID DETECTIVE!

Existem surpresas que até nos aquecem o coração, ainda que tenhamos que reconhecer que não nada de extraordinário. The Kid Detective é um filme que assenta extremamente bem num serão de domingo à tarde com a família, onde o detetive juvenil Abe Applebaum, aos 32 anos, continua a investigar crimes pequenos dentro da sua escola secundária. Tornou-se um vulto em tenra idade ao desvendar uma fraude na altura, mas agora sente a sua carreira está algo estagnada, até que uma adolescente lhe pede para investigar o homicídio do seu namorado e Abe descobre algo inesperado.

The Kid Detective Critica de Cinema

The Kid Detective tem um humor aprazível e satiriza os contos noir de forma leve e genuína. Tem toda uma construção singela e que nos faz relacionar com o protagonista, um Adam Brody muito competente e longe das comédias românticas onde estamos acostumados a vê-lo. É uma pequena paródia indie que utiliza o seu sarcasmo como fonte de inspiração para acutilar o mistério que está entre os seus diálogos. No entanto, dá sempre um passo maior do que aquilo que pode e as personagens secundárias acabam por não ter o desenvolvimento que merecem, para além de uma conclusão algo rebuscada e um pouco feita aleatoriamente.

Ainda assim, The Kid Detective tem algumas particularidades interessantes, nomeadamente a banda-sonora divertida e os momentos cómicos que nos fazem esboçar uns sorrisos genuínos e uma gargalhada aqui e acolá bem mandada. Mantém-se simples em quase toda a sua duração e isso torna-o num serão de entretenimento que irá agradar aos miúdos e graúdos. A caracterização que é feita de Abe acaba por ser o foco maior do filme e há toda uma ironia que é influenciada por alguns filmes de teor semelhante que assentam perfeitamente em criar uma personalidade frágil e que é camuflada por uma frieza que, percebemos desde início, é puramente um mecanismo de defesa.

The Kid Detective Critica de Cinema
The Kid Detective
Courtesy Stage 6 Films

Mesmo que não seja nada de transcendente, The Kid Detective conjuga os seus elementos (em geral) de forma aprazível, sem grandes floreados, mas esquece-se de dar alguma dimensão às personagens secundárias, tornando-se algo egoísta e peca por ter uma conclusão do mistério rebuscado e muito caída de paraquedas. Mas não deixa de ser divertido à sua maneira e conseguir ter um carisma próprio e que, a longo prazo, se torna satisfatório. O facto de Brody se desprender também do seu ar doce e romântico também ajuda, já que The Kid Detective felizmente não segue a fórmula cliché dos policiais juvenis onde tem de haver sempre um interesse amoroso que atrapalha a situação.

Leiam outras Críticas aqui.

Título: The Kid Detective

Título Original: The Kid Detective

Realização: Evan Morgan

Elenco: Adam Brody, Sophie Nélisse, Sarah Sutherland, Jesse Noah Gruman, Wendy Crewson, Jonathan Whittaker, Peter MacNeill.

Duração: 100 min.

Trailer | The Kid Detective

Comments