Cinema Críticas

Crítica: Farewell Amor (2020)

Farewell Amor Critica de Cinema

CONTÉM SPOILERS DE FAREWELL AMOR!

É quando chegam surpresas destas que o meu coração fica aconchegado. Farewell Amor é um filme belo sobre emigração e reencontro com a sua própria identidade num meio diferente. Após dezassete anos sem ver a sua família, Walter reúne-se com a sua esposa Esther e filha Sylvia em Nova Iorque. São provenientes de Angola e Walter precisou de viajar para conseguir proporcionar uma melhor vida para a sua família, depois da guerra civil se ter instalado no seu país natal. Este tempo de espera, não é um sinal de esperança, como é também algo estranho e que mostra um afastamento emocional muito grande, após 17 anos sem se verem.

Farewell Amor Critica de Cinema

Farewell Amor é um filme que trabalha a sua temática de forma engenhosa. É a voz dos emigrantes e de como eles se sentem num país dividido e que, de alguma forma, os acolheu e do qual não podem sair. É também um conto sobre recomeços e de refazer uma vida nova num local novo e adaptar-se às características e sociedade que o compõe. A estrutura de Farewell Amor é tripartida, com as perspetivas dos três membros da família e de como lidam com o processo de se voltarem a ver depois de tantos anos… para além disso, o choque de costumes e a adaptação a novas géneses culturais que inevitavelmente irão fazer parte da sua vida. Apesar de não ser um filme perfeito, porque há uns certos exageros religiosos pouco estudados no filme, Farewell Amor é uma obra excelente para passar um serão agradável e um que tem muito potencial para concorrer a esta edição dos Óscares.

As prestações são maravilhosas, com um trio protagonista fabuloso e recheado de particularidades humanas deliciosas. É aqui que muito do cinema de hoje devia apoiar-se, já que as personagens são as nossas companheiras visuais da mensagem que pretende ser transmitida. Farewell Amor trabalha bastante bem, ainda que pudesse alongar-se um pouco mais para manter este clima de incerteza e trazer um clímax ainda mais intenso, e acima de tudo, aposta em todas as características que são essenciais para que possamos entender como se sentem os emigrantes quando precisam de uma nova casa. E os atores Ntare Guma Mbaho Mwine, Zainab Jah e Jayme Lawson espelham toda esta realidade dura que se mistura com esperança e força de vontade para se adaptarem às suas novas vidas. Mas é notório que o processo não é fácil e há todo um trabalho de maturação e o quebrar de velhas tradições que não têm sentido no novo mundo em que se inserem. Mesmo que faltasse um pouquinho mais de desenvolvimento dessa questão, Farewell Amor é um filme altamente recomendável.

Farewell Amor Critica de Cinema

Com prestações carismáticas, uma história que é rica em tons e cultura, e, claro, ainda que um sotaque pouco convincente, é sempre bom ouvir um bocadinho de português… especialmente quando é dito maioritariamente com as palavras mais bonitas que compõem a nossa língua. Farewell Amor pode bem ser um dos concorrentes aos Óscares deste ano e vou torcer por ele, mesmo que reconheça as suas falhas. É um filme feito com alma, dedicação e coração e merece ser recompensado.

Leiam outras Críticas aqui.

Título: Adeus Amor

Título Original: Farewell Amor

Realização: Ekwa Msangi

Elenco: Ntare Guma Mbaho Mwine, Zainab Jah, Jayme Lawson, Joie Lee, Nana Mensah, Marcus Scribner.

Duração: 95 min.

Trailer | Farewell Amor

Comments