Mini-Reviews TV TV

Tiny World – Season Finale – 1ª Temporada

Tiny World Series Finale

CONTÉM SPOILERS DE TINY WORLD!

Bem-vindos ao reino das criaturas mais adoráveis do planeta! Tiny World é a aposta documental da AppleTV+ que surpreende muito e arrasa com a concorrência da Netflix. É um registo amoroso e filmado com uma perícia inigualável, ainda que pudesse ser mais amplo e abordar muito mais espécies. É narrado por Paul Rudd (ironicamente o Ant-Man da Marvel) e é um deslumbre visual que vai conquistar tudo e todos, não só por ser uma obra infalível em termos técnicos, mas por ser uma fábula doce para todas as gerações.

Tiny World Series Finale

O MELHOR:

Tiny World é absolutamente incrível, com episódios curtinhos mas adoráveis.

Explora todo um arsenal de espécies que ainda não são muito conhecidas ou, pelo menos, desviam-se das que já estamos mais que acostumados a ver no ecrã. Paul Rudd é o homem certo para a tarefa, conjugando o seu dote vocal com as imagens e acerta na tonalidade em todos os momentos. Para além disso, há todo um conjunto de piadas relacionadas com a sua personagem da Marvel ou, mesmo que não sejam evidentes, fazem-nos esboçar sempre um sorriso.

Tiny World está dividida em seis episódios e abrange diversos cenários onde a vida destes pequenos artistas da natureza é explorada em termos de sobrevivência, das dificuldades em encontrar um parceiro e, claro, da mão humana. É também um registo fabuloso que se desprende ligeiramente do contexto de Earth at Night in Color, que há pouco abordámos aqui no CineAddiction, revelando que na natureza há toda uma cadeia de alimentação que nem sempre é bonita ou justa. A natureza é mesmo assim. Para além disso, Tiny World conta com segmentos fenomenais que parecem ter sido ensaiados em estudo ou recriados em efeitos visuais e que, no fundo, são apenas imagens conseguidas ao estar no momento certo na hora certa.

Há toda uma perícia na filmagem que nos faz constantemente perguntar: “como é que filmaram isto?“. E, de facto, as imagens de Tiny World são absolutamente vertiginosas, com planos de câmara insanos e uma técnica que certamente demorou imenso tempo a ser dominada. É aqui que a beleza deste registo documental se insurge sobre a maioria dos exercícios de cinema e televisão: para além da dedicação, há desafio constante e ser-se dotado de paciência para se obter imagens únicas e preciosas. Conseguir capturar o comportamento de animais tão pequenos e de que sabemos ainda tão pouco, é uma proeza única e que torna Tiny World num dos melhores documentários naturais do ano.

Tiny World Series Finale

O PIOR:

Como um fã deste tipo de televisão, Tiny World tem, de facto, episódios “tiny” e tenho conhecimento das exigências difíceis para a equipa de produção que as consegue. Mas sou também incansável e gostava (num tom pessoal) que os episódios fossem mais longos e abrangessem mais espécies.

Sou também apologista que fossem abordados ainda mais cenários, desde os desertos até aos oceanos; dos rios às montanhas. Os animais mais pequenos são os mais importantes na preservação dos ecossistemas e nunca é demais aprendermos mais sobre eles e quebrarmos alguns estereótipos malignos que infelizmente lhes atribuímos por receios alheios da nossa própria espécie.

Ainda assim, Tiny World apenas revela que “smaller animals may provide with the biggest surprises“. E, esta frase, é da minha autoria e não é saída de nenhum documentário. Deliciem-se com esta curtinha viagem pelo universo dos mais pequenos e aproveitem para educar as gerações mais novas.

Tiny World Series Finale

Estado da Série: RENOVADA

Leiam outras Mini-Reviews aqui.

0 90 100 1
90%
Average Rating

Tiny World é uma minissérie da AppleTV+ que é absolutamente vertiginosa, ainda que os seus episódios sejam pequeninos como os seus protagonistas. Mas é uma aventura diversificada e que irá satisfazer a curiosidade de todos.

  • 90%

Comments