Mini-Reviews TV TV

Heaven’s Gate: The Cult of Cults – Series Finale – 1ª Temporada

Heaven's Gate Series Finale

CONTÉM SPOILERS DE HEAVEN’S GATE: THE CULT OF CULTS!

Depois de The Vow ter exposto nestes últimos meses o perigoso culto NXIVM, a HBO apressou-se a ir às “origens” dos cultos mais famosos dos EUA e entrega-nos uma minissérie verdadeiramente interessante sobre Heaven’s Gate, o considerado “culto dos cultos” onde 39 pessoas se suicidaram simultaneamente. Este é um grupo que acredita que os OVNIs são reais e que desempenham um papel fundamental na educação espiritual humana e ficamos a conhecer alguns dos seus antigos membros e de como este culto teve impacto na sociedade moderna.

Heaven's Gate Series Finale

O MELHOR:

Heaven’s Gate: The Cult of Cults é um exercício documental fabuloso.

É detalhado e vai a fundo para tentar não “demonizar” os fundadores que são a base da sua tese e, acima de qualquer outra coisa, respeita imenso as crenças e o desenrolar do impacto que este teve nos seus antigos membros. É um produto realizado por Clay Tweel que revela uma capacidade incrível de procura informativa, para além de uma montagem extremamente artística que nos prende do início ao fim.

É também um exercício que nos faz querer saber mais sobre este tipo de cenários e daquilo que envolve a criação de cultos e na forma como eles manipulam um sistema de crenças para se tornarem credíveis aos olhos de muitos. É algo que, de alguma forma, tanto nos provoca gargalhadas, como ao mesmo tempo nos deixa a pensar naquilo que é feito para angariar seguidores e da quantidade de pessoas que estão desesperadas em quererem encontrar algo que lhes dê uma motivação maior para viver.

Mesmo que não seja perfeito, Heaven’s Gate: The Cult of Cults é um trabalho feito com consciência e que é sempre imparcial, limitando-se a narrar os acontecimentos e, ao mesmo tempo, a educar o público numa breve lição de história de que este tipo de seita existe e tem um poder, de facto, enorme sobre aqueles que acreditam nas suas doutrinas.

Heaven's Gate Series Finale

O PIOR:

Apesar de ser fascinante a longo prazo, o documentário prolonga-se um pouco demais desnecessariamente.

É tão detalhado e pormenorizado e abarca tanta informação que se torna maçante a certo ponto, até porque a sua sinopse é praticamente contada no seu início, fazendo com que o espetador perca interesse à medida que vai avançando. Há também informações que são algo desnecessárias e que entram num ciclo repetitivo. Mas acima de tudo, Heaven’s Gate: The Cult of Cults é empolgante na forma como lida com os seus intervenientes e expõe as suas histórias. Por muito que seja necessária informação para substanciar aquilo que é dito, não é necessário tornar os líderes do culto “apelativos” aos olhos dos demais… é uma jogada que acaba por o prejudicar no seu todo, ainda que não deixe de ser um exercício documental muito competente.

Heaven's Gate Series Finale

Estado da Série: TERMINADA

Leiam outras Mini-Reviews aqui.

0 73 100 1
73%
Average Rating

The Cult of Cults é um exercício documental muito interessante, mas por vezes é detalhado demais e torna-se aborrecido. No entanto, há aqui todo um potencial criativo e uma imparcialidade deliciosa que nos faz agarrar a ele.

  • 73%

Comments