Cinema Críticas

Crítica: For Your Eyes Only (1981)

For Your Eyes Only Critica de Cinema

CONTÉM SPOILERS DE FOR YOUR EYES ONLY!

Mais uma aventura de 007, desta vez com For Your Eyes Only, onde o nosso intrépido espião precisa de descobrir a origem do desaparecimento de um barco Britânico que contém um equipamento precioso de encriptação de armas nucleares. É aqui que conhece a belíssima Melina, filha de um magnata, que foi assassinado por estar envolvido com as pessoas erradas em torno desta situação. For Your Eyes Only continua a manter vivo o entretenimento característico de James Bond, apostando no humor subtil e em sequências de ação porreiras e que revelam o crescimento tecnológico dos anos 80.

For Your Eyes Only Critica de Cinema

Apesar de haver toda uma melhoria em torno do realismo das sequências de ação, For Your Eyes Only tem algumas em que se notam erros demasiado evidentes, pelo que se torna quase inadmissível por esta altura que isso aconteça. Apesar da narrativa ter alguns momentos clichés, esta entrada na saga começa significativamente a avaliar o papel da mulher nos filmes de Bond, tornando-as funcionais e não ornamentais à temática. Para além disso, há personagens que funcionam bem no contexto do filme, mesmo que o vilão careça de camadas e background mais aprofundado.

For Your Eyes Only continua a manter o legado de Sir Roger Moore como um dos melhores 007 até hoje, em que atribui novas características interessantes à personagem, deixando para trás todo um leque de misoginia desnecessária e aproximando-se gradualmente de um realismo mais moderno. E, claro, o facto de os filmes conseguirem cada vez mais aproximarem-se de um visual mais aproximado dos dias que correm abrem-se oportunidades de melhorias em termos de tecnologia e trabalho técnico da sua já talentosa equipa. Outro aspeto menos bom de For Your Eyes Only é a terrível música dos créditos que não assenta minimamente na ideia de Bond. É um tema pouco envolvente, cantado por Sheena Easton, que rompe com o que foi feito até então e que não é nada aprazível.

For Your Eyes Only Critica de Cinema

Mas For Your Eyes Only continua a ser uma aventura interessante de James Bond, mesmo que peque por severos erros técnicos inadmissíveis e por um tema de abertura muito pouco charmoso. Mas é, de facto, mais um filme que tem aqueles elementos deliciosos que nos fazem apaixonar tanto por este 007 para além de continuar a trazer novas personagens a este universo que se revelam cativantes e que enriquecem as temáticas filme após filme.

Leiam outras Críticas aqui.

Título: 007 – Missão Ultrassecreta

Título Original: For Your Eyes Only

Realização: John Glen

Elenco: Roger Moore, Carole Bouquet, Topol, Lynn-Holly Johnson, Julian Glover, Cassandra Harris, Jill Bennett, Michael Gothard, John Wyman, Jack Hedley, Lois Maxwell.

Duração: 127 min.

Trailer | For Your Eyes Only

Comments