Cinema Críticas

Crítica: Deliver Us From Evil (2014)

Deliver Us From Evil Critica de Cinema

CONTÉM SPOILERS DE DELIVER US FROM EVIL!

Numa tentativa de não me esforçar muito, nas sugestões da Netflix surge Deliver Us From Evil, um daqueles filmes que me passou ao lado na altura do seu lançamento. É baseado numa história verídica, onde o polícia Ralph Sarchie e o seu parceiro Butler estão encarregues de um caso que envolve acontecimentos inexplicáveis e que estão ligados a um tipo de possessão demoníaca. É aqui que o padre jesuíta Mendoza se alia aos mesmos para combater esta praga de possessões nas ruas de Nova Iorque.

Deliver Us From Evil Critica de Cinema
This image released by Sony Pictures shows Joel McHale, left, and Eric Bana in a scene from Screen Gems’ “Deliver Us From Evil.” (AP Photo/Sony Pictures, Andrew Schwartz) ORG XMIT: NYET834

É um filme de terror um pouco aparolado, mas que, apesar de tudo, tem algumas características técnicas interessantes. As performances são, no seu geral, competentes, ainda que a sua história roce um pouco o ridículo. Eric Bana é um protagonista carismático e ver Joel McHale num papel diferente do seu registo é também um ponto a favor. Edgar Ramírez não conquista, tendo uma prestação “cool” meramente para benefícios de apelar a uma camada mais jovem. A realização de Scott Derrickson acaba por não ser muito convincente em certos momentos, parecendo que o filme acaba por ser feito com um iPhone de última geração e removendo algum do carisma e tensão necessários para as cenas.

Apesar de tudo, Deliver Us From Evil tem, de facto, algumas imagens macabras interessantes, ainda que não explore a génese a fundo da sua temática. A banda-sonora de Christopher Young é apelativa, mas o filme não consegue articular bem os diferentes backgrounds em que se insere. Há sempre um susto ou outro que surte efeito, mas Deliver Us From Evil espalha-se redondamente em parecer credível, optando por um desenvolvimento cliché e banal de personagens. Há também todo um conjunto de ideias que não funcionam propriamente bem dado o contexto e o filme torna-se caricatural a longo prazo.

Deliver Us From Evil Critica de Cinema

É aquele tipo de filme que pretende misturar determinados aspetos que não combinam e que tornam a ideia de “baseado numa história verídica” em algo demasiado ficcional e irrisório. Claro que a sua duração também não ajuda, esticando-se até à exaustão desnecessariamente e atrasa sistematicamente o avanço de desenvolvimento das personagens, caindo num precipício de instabilidade. Sentimos que nunca há propriamente uma lógica para o que se vê, com os géneros dispersos e pouco substanciados. Ora é policial, ora é filme de terror, ora quebra o seu ritmo com piadas desnecessárias, ora tenta parecer um drama intenso, ora exagera na exposição da sua abordagem sobrenatural. Deliver Us From Evil é um filme que não conhece bem a sua identidade e que se torna maçudo e cansativo, e conter umas imagens interessantes não o consegue salvar da mediocridade, muito menos surpreender ou tornar-se revolucionário dentro de um género.

É pena que esta trapalhada não consiga tornar Deliver Us From Evil no filme que ambicionava ser, procurando romper os alicerces de vários géneros e trazem o horror para um ambiente familiar. Vou ser um pouco generoso com ele porque senti-me ligeiramente desconfortável nalgumas situações e aprecio o trabalho de Bana e McHale, mas não se deixem enganar por ele. Porque não há muito conteúdo a reter do mesmo…

Deliver Us From Evil Critica de Cinema

Leiam outras Críticas aqui.

Título: Livrai-nos do Mal

Título Original: Deliver Us From Evil

Realização: Scott Derrickson

Elenco: Eric Bana, Edgar Ramírez, Olivia Munn, Chris Coy, Dorian Missick, Sean Harris, Joel McHale, Mike Houston, Lulu Wilson, Olivia Horton.

Duração: 118 min.

Trailer | Deliver Us From Evil

Comments