Cinema Críticas

Crítica: What Lies Below (2020)

What Lies Below Critica de Cinema

CONTÉM SPOILERS DE WHAT LIES BELOW!

Gosto quando filmes que, à primeira partida, não me apelam acabam por se revelar surpresas agradáveis. What Lies Below é um deles, que conta a história de Liberty Wells, uma jovem de 16 anos com dificuldades em integrar-se socialmente, que regressa do campo-de-férias e descobre que a mãe tem um novo namorado. Assim que o conhece, Liberty fica deslumbrada com este homem aparentemente perfeito: atraente e sedutor, inteligente e otimista. No entanto, assim que começa a descobrir alguns detalhes bizarros sobre o mesmo, Liberty entende que este namorado da sua mãe esconde algo bem mais sinistro do que aparenta.

What Lies Below Critica de Cinema

What Lies Below é um filme de terror simples, que adota o estilo que todos já estamos familiarizados, mas que consegue dar um twist ao desenvolvimento previsível da maioria dos filmes do género. As prestações, no seu geral, são muito competentes, tirando Mena Suvari que claramente exagera na sua performance. O filme consegue arrastar o mistério até ao final da sua duração praticamente, sem entregar de bandeja as respostas aos espectadores. Claro que podia estar melhor explorado, porque, de certa forma, ficamos a saber muito pouco, mas What Lies Below é surpreendentemente hábil em atiçar-nos para nos manter cativados.

Mesmo que nem tudo seja perfeito, a verdade é que What Lies Below tem momentos de tensão intensos e que nos leva a sentirmo-nos investidos na sua temática. A protagonista Ema Horvath é carismática e o vilão de serviço extremamente atraente Trey Tucker é uma boa surpresa. Apesar de haver uma sexualização notória da personagem de John, e de um bizarro clima sedutor entre Liberty e o seu padrasto, há todo um mecanismo interessante em torno desta figura tão aparentemente perfeita que nos faz perdoar o filme por ser tão influenciado pelas hormonas adolescentes que estão intrinsecamente ligadas ao seu sangue artístico.

What Lies Below Critica de Cinema

Por muito que isto não o torne uma obra com mais potencial, What Lies Below acaba por nos conquistar pelo seu mistério bem construído, por não seguir as convenções de finais previsíveis ou tentativas fáceis de arranjar uma solução de escapatória à última da hora, e por ter personagens carismáticas que nos deixam investidos ao longo da sua duração.

A nível técnico, é um filme simples que, embora tenha alguns erros, não deixa de brincar com os tons e de gradualmente inovar o seu visual até chegar ao seu clímax. Por muito que seja inegável alguma falta de experiência, What Lies Below é um filme de terror competente e que deixa um bocadinho de água na boca para um futuro capítulo para descobrirmos mais sobre aquilo que John é e representa para a espécie humana.

What Lies Below Critica de Cinema

Leiam outras Críticas aqui.

Título: Abaixo da Superfície

Título Original: What Lies Below

Realização: Braden R. Duemmler

Elenco: Ema Horvath, Mena Suvari, Trey Tucker, Troy Iwata, Haskiri Velazquez.

Duração: 87 min.

Trailer | What Lies Below

Comments