Cinema Críticas

Crítica: Ammonite (2020)

Ammonite Critica de Cinema

CONTÉM SPOILERS DE AMMONITE!

Ainda há pouco vos falava de Run, com Sarah Paulson, que é um filme competente mas que irá viver na sombra do colosso primário que serviu de inspiração para a sua história. Infelizmente, Ammonite é outro desses casos. É um romance lésbico em que a caçadora de fósseis Mary Anning se apaixona pela esposa do seu aprendiz endinheirado que lhe pede para cuidar da mesma enquanto ela não se sente bem. De personalidade reservada, Mary demora o seu tempo até familiarizar-se com a sua nova paixão, tentando omitir e reprimir as suas mais puras emoções. É realizado por Francis Lee, responsável pelo magnífico God’s Own Country, que também se foca na temática LGBTIQ+.

Ammonite Critica de Cinema

Ammonite é uma cópia muito similar de Portrait of a Lady on Fire, que estreou ainda no ano passado. A sua aproximação em termos de guarda-roupa, cenários e, claro, tema, faz com que Ammonite não consiga surpreender, mesmo que as suas duas atrizes sejam extraordinárias. Kate Winslet e Saoirse Ronan estão incríveis e o seu talento transpira em todos frames; para além duma direção de fotografia vertiginosa e que acompanha os tons quase sempre tristes que envolvem as personagens. Por muito que Ammonite seja um produto de qualidade, que é, tem uma narrativa demasiado familiar e ainda muito fresca, o que não lhe permite distanciar-se e tornar-se algo com mérito próprio.

Mesmo sendo um exercício belíssimo de cinema, montado como se se tratasse de uma pintura instável, Ammonite não consegue sobressair de outras produções do género que se assemelham muito ao mesmo tipo de história, com uma estrutura praticamente intacta. Para além de Portrait of a Lady on Fire, existe também a série da HBO Gentleman Jack, que tem o mesmo charme e a mesma linha ideológica. Mesmo que tenha algum mérito próprio, Ammonite não consegue marcar pela diferença, ainda que o trabalho das suas atrizes seja estupendo. Por um lado, torço para algumas nomeações aos Óscares, mas se assim for, fico bastante revoltado porque Portrait of a Lady on Fire não teve o mesmo tratamento e esta é, de facto, uma obra muito superior.

Ammonite Critica de Cinema

Não irei desaconselhar totalmente Ammonite para quem não conhece o filme francês, mas recomendo vivamente que, se estiverem curiosos, vejam ambos e tirem as vossas próprias conclusões. São filmes muito parecidos em muitos aspetos e, embora tenham algumas divergências, não deixam de ter um objetivo em comum e, melhor do que essa mensagem, não há como encontrar.

Leiam outras Críticas aqui.

Título: Amonite

Título Original: Ammonite

Realização: Francis Lee

Elenco: Kate Winslet, Saoirse Ronan, Gemma Jones, Fiona Shaw, Claire Rushbrook, Alec Secareanu, James McArdle.

Duração: 117 min.

Trailer | Ammonite

Comments