Cinema Críticas

Crítica: The Lost World: Jurassic Park (1997)

The Lost World Critica de Cinema

CONTÉM SPOILERS DE THE LOST WORLD: JURASSIC PARK!

Depois do sucesso magnânimo de Jurassic Park, não tardaria muito até que os fãs pedissem por uma sequela. O mestre Spielberg regressa à cadeira de realização e volta a contactar Jeff Goldblum para uma nova aventura. O Dr. Ian Malcolm é chamado novamente por John Hammond após saber que a sua namorada Sarah foi enviada numa expedição até à ilha Sorna (um dos locais de estudo e de criação de um novo parque temático pela InGen) para estudar os dinossauros que lá habitam. No entanto, uma outra equipa de caçadores é enviada para a ilha numa tentativa de capturar alguns membros da espécie e trazê-las para um parque em construção no centro da cidade de San Diego.

The Lost World Critica de Cinema

Mesmo que não seja tão magnífico como o primeiro filme, The Lost World é uma sequela vibrante, repleta de ação e com um elenco invejável. É uma história que amplifica as doses de adrenalina ao colocar os intervenientes em situações ainda mais perturbadoras e arriscadas. A evolução da personagem de Jeff Goldblum é notória e o seu comportamento varia entre o heroico e o amedrontado, já que a última experiência que teve numa ilha repleta de dinossauros perigosos, o tornou mais humilde e mais consciente. Ao descobrir que a sua filha adotiva Kelly se infiltrou no transporte para a ilha Sorna, a personagem ganha ainda mais atividade, tornando a dinâmica entre todos, algo ainda mais fervoroso. Ainda que o filme peque de certa forma ao tentar ser ambicioso demais, não deixa de ter as doses de entretenimento necessárias.

Para além disso, Spielberg manobra as situações com mestria, voltando a incutir vários géneros dentro de um só, criando momentos de tensão similares às da sua obra-prima anterior. Como se não bastasse um T-Rex, qual será o grau de destruição de dois? A verdade é que o heroísmo, que acaba por ser um pouco o calcanhar de Aquiles do filme, torna-se numa vicissitude humana fulcral para escapar da morte a todo o momento. E, seja qual for a personagem, todas elas têm algo de novo a revelar ao público. E esta inclusão de sangue fresco na temática ajuda a que The Lost World: Jurassic Park não viva inteiramente na sombra do seu antecessor. A ação é frenética, auxiliada pela banda-sonora criativa de John Williams, e os momentos de terror e suspense acabam por nos colocar no centro dos mesmos, pela utilização de planos que evocam um certo grau de mistério e medo.

The Lost World Critica de Cinema

A sequência do T-Rex em San Diego é um feito inacreditável de filmagem, ainda que seja um passo demasiado grande para uma saga que não devia expandir-se desta forma. Mas Spielberg pode ser ambicioso e pode ampliar este conceito, já que tem bases suficientes para entregar aos espectadores aquele entretenimento gratuito e que nos deixa com o coração acelerado constantemente. Mais uma vez, o cineasta consegue captar com exatidão aquilo que o público necessita para continuar investido nesta temática tão deliciosa e tão visualmente cativante. As personagens não têm o mesmo desenvolvimento que o anterior, é certo, mas não deixam de tornar o universo de Jurassic Park ainda mais rico e de trazerem novas perspetivas para o conceito.

Se, por um lado, a oportunidade de tornar algo tão icónico como Jurassic Park num franchise é mais que apetecível, então The Lost World: Jurassic Park é uma sequela muito competente, com todos os elementos que nos conquistaram do original e dá-lhes um toque ainda mais moderno, respeitando os mesmos tipos de filmagem e a mesma tecnologia que o imortalizaram no cinema. Portanto, The Lost World é, de facto, um filme que é bom por si só, ainda que tenha algumas ambições desnecessárias. Não deixa de ser um produto que age como ponte entre outros capítulos e fá-lo com mérito próprio e muito disto é graças à dedicação de todos os envolvidos.

The Lost World Critica de Cinema

Leiam outras Críticas aqui.

Título: Parque Jurássico 2: O Mundo Perdido

Título Original: The Lost World: Jurassic Park

Realização: Steven Spielberg

Elenco: Jeff Goldblum, Julianne Moore, Pete Postlethwaite, Arliss Howard, Richard Attenborough, Vince Vaughn, Vanessa Chester, Peter Stormare, Harvey Jason, Richard Schiff, Thomas F. Duffy, Joseph Mazzello, Ariana Richards.

Duração: 129 min.

Trailer | The Lost World: Jurassic Park

Comments