Mini-Reviews TV TV

The Undoing – Series Finale – 1ª Temporada

The Undoing Series Finale

CONTÉM SPOILERS DE THE UNDOING!

Depois do sucesso bombástico de Big Little Lies, a HBO apressou-se a encontrar uma obra que recuperasse um pouco dessas visualizações gigantescas e reúne a atriz Nicole Kidman e o criador David E. Kelley para uma nova aposta televisiva. The Undoing é a nova minissérie que tem elementos muito semelhantes à obra anterior de ambos e retrata a história da família Fraser que vê o seu mundo desabar quando o marido Jonathan desaparece subitamente e o cadáver da sua amante é descoberto pela polícia. Inicia-se então uma busca incessante pela verdade e pelo culpado deste horrífico crime.

The Undoing Series Finale

O MELHOR:

The Undoing é uma produção que tem características muito boas, ainda que não tenha surpreendido em nenhum aspeto. Aliás, até se revela um pouco uma desilusão.

Nicole Kidman é absolutamente vertiginosa, num papel com que está mais que familiarizada e que recupera a essência de Big Little Lies. É também a oportunidade de vermos Hugh Grant e Donald Sutherland (e já agora o pequeno Noah Jupe) a brilharem como nunca antes, em papéis que certamente lhes irão garantir umas nomeações às próximas cerimónias de prémios televisivas. A aposta na atriz que dá vida à produção como a cantora do tema dos créditos iniciais torna The Undoing algo ainda mais íntimo e pessoal, culminando num mistério que compreensivelmente agarra tantos fãs episódio após episódio.

É também um exercício que tem algumas linhas de diálogos fabulosas e sempre aquele cliffhanger e twist marotos que nos levam semana após semana a querer saber a verdade e afinal quem é que cometeu o crime que rege toda a narrativa. O pequeno Noah Jupe é verdadeiramente, na minha opinião pessoal, o melhor que The Undoing tem para oferecer, já que o seu destaque acaba por humanizar um pouco mais uma temática tão banal e já tão cliché. Há um empenho significativo de Kelley em querer repetir a fórmula de Big Little Lies, ainda que devesse optar por uma estratégia mais vasta e ampla para nos fazer criar mais teorias do que as que foram possíveis de desenvolver devido à sua curta longevidade.

The Undoing Series Finale

Mas The Undoing é um produto manipulador que utiliza um elenco forte e chamativo e que, de alguma forma, recupera uma fórmula recente deixada por How to Get Away with Murder, onde os episódios estão formatados de uma maneira a aliciar o espectador a esperar semana após semana pelo desvendar de mais mistérios. Sou um fã desta fórmula, mas The Undoing não é um produto que consiga ascender àquilo que pretende.

O PIOR:

Espremido, The Undoing é um produto banal e sem grande novidade.

É uma minissérie agradável e que nos mantém investidos, mas é frustrantemente comum e as personagens, por muito boas que sejam, não são estudadas de forma profunda para motivar o clima de mistério e isso prejudica-a a longo prazo. O final é tão previsível e tão insosso que acaba por revelar que The Undoing é mais show off que qualquer outra coisa, repescando um elenco famoso para arrancar mais audiências. Este tipo de televisão, manipulador, pode ser o escape perfeito nesta época de confinamento, mas falha redondamente em trazer algo de novo para a televisão… ou melhor… há que dar mérito ao guarda-roupa pelos casacos que Nicole Kidman usa! Nunca a vi usar aqueles em nenhum dos seus trabalhos anteriores!

Mas voltando a falar com alguma seriedade, The Undoing é um exercício que entretém mas não passa disso e temos de ser realistas e admitir que, para além de haver alternativas maiores para apimentar ainda mais o mistério, Kelley acaba por entregar tudo de forma muito previsível e sem grandes surpresas, levando a um final frustrante. Os meus pensamentos na altura eram: “A sério que foram seis episódios para voltarmos à estaca zero?”. E penso que muitos irão sentir-se assim. Não me interpretem mal, porque The Undoing não deixa de ser agradável no seu geral, mas para o elenco que tem e a produção que tem, merecia muito mais.

The Undoing Series Finale

Estado da Série: TERMINADA

Leiam outras Mini-Reviews aqui.

0 64 100 1

64%
Average Rating

The Undoing é uma minissérie agradável e um êxito para a HBO por ter o elenco que tem, mas não é nada de especial nem traz nada de significativamente fresco para a televisão, apostando na manipulação do público em torno de um mistério, apenas para arrancar mais visualizações.

  • 64%

Comments