Cinema Críticas

Crítica: The Mystery of D.B. Cooper (2020)

The Mystery of DB Cooper Critica de Cinema

CONTÉM SPOILERS DE THE MYSTERY OF D.B. COOPER!

Como já é do conhecimento de todos os leitores do CineAddiction, sou um consumir ávido e fã incondicional de true crime. Até agora, viajei pelos mundos negros de mentes perturbadas e por vezes esqueço-me do quão pesados estes filmes conseguem ser. The Mystery of D.B. Cooper é precisamente aquele documentário de true crime que foge da regra, sendo uma versão muito ligeira e divertida de um dos casos mais enigmáticos para o FBI norte-americano. D.B. Cooper é um dos mais irreverentes assaltantes de aviões que poderíamos conhecer, já que a sua verdadeira identidade permanece um mistério. Em 1971, um avião contém um passageiro que alegadamente tem uma bomba na sua posse e que exige um resgate de 200,000 dólares ou rebenta com o avião. Nisto, pede a uma das hospedeiras que lhe entregue quatro paraquedas para conseguir escapar em pleno voo e, desde então, nunca mais ninguém soube propriamente o que lhe aconteceu (e ao dinheiro também).

The Mystery of DB Cooper Critica de Cinema
FILE–This undated artist’ sketch shows the skyjacker known as D.B. Cooper from recollections of the passengers and crew of a Northwest Airlines jet he hijacked between Portland and Seattle on Thanksgiving eve in 1971. The FBI says it’s no longer actively investigating the unsolved mystery of D.B. Cooper. The bureau announced it’s “exhaustively reviewed all credible leads” during its 45-year investigation. (AP-Photo, file)

The Mystery of D.B. Cooper é tão engraçado quanto é aventureiro. É um documentário que acaba por se preocupar com o seu objeto de estudo ao passo que tenta articular vários suspeitos que parecem (quase todos) credíveis nas palavras de familiares dos mesmos. É, de facto, hilariante a maneira como o realizador John Dower faz desfilar os seus intervenientes e como, de forma divertida, os coloca num patamar em que fica difícil para o espectador saber se o que está a ser dito é a verdade ou mera especulação. A verdade é que The Mystery of D.B. Cooper é mesmo castiço de ver e, para qualquer pessoa que goste de um documentário mais ligeiro, este preenche todos os requisitos.

Claro que não se chega a conclusão nenhuma e parte da frustração de muitos pode também residir nas histórias mirabolantes que são contadas ao longo da sua curta duração. Para mim, pessoalmente, o filme acaba por conquistar por saber que o caso que está a transmitir surgiu numa altura em que não havia praticamente recursos nenhuns para ser resolvido, e ainda tem aquela mística cool porque, sejamos sinceros, D.B. Cooper acabou por ser aquele assaltante de aviões que saiu em pleno voo de paraquedas praticamente rico! Temos que, inquestionavelmente, dar mérito ao homem. E para além disso, a construção das narrativas paralelas dos suspeitos mais credíveis que podiam muito bem ser a lenda que escapou ao FBI acaba por ser extremamente convincente a certo ponto, mesmo que fiquemos perplexos com as histórias aparentemente surreais que nos são contadas.

The Mystery of DB Cooper Critica de Cinema

The Mystery of D.B. Cooper é um filme despreocupado mas que nunca perde o seu foco primário e é um documentário com uma estrutura muito interessante e que rompe com os cânones de seriedade do true crime e esta temática “diz que disse” ou “quem conta um conto acrescenta um ponto” resulta na perfeição. Portanto, aproveitem para conhecer uma nova história criminal que é tão divertida que daria certamente um bom filme de ficção.

Leiam outras Críticas aqui.

Título: O Mistério de D.B. Cooper

Título Original: The Mystery of D.B. Cooper

Realização: John Dower

Duração: 86 min.

Trailer | The Mystery of D.B. Cooper

Comments