Cinema Críticas

Crítica: Dolly Parton’s Christmas on the Square (2020)

Christmas on the Square Critica de Cinema

CONTÉM SPOILERS DE DOLLY PARTON’S CHRISTMAS ON THE SQUARE!

Para todos os que são fãs da lenda viva que é Dolly Parton, saberão, portanto, que a mesma tem agora uma espécie de universo cinematográfico e o mais recente capítulo é Christmas on the Square. A história foca-se numa espécie de A Christmas Carol misturado com How the Grinch Stole Christmas, onde Christine Baranski interpreta uma magnata política que decide vender maliciosamente a sua pequena vila para a construção de um gigantesco hipermercado. E Regina precisa de descobrir urgentemente o significado do espírito natalício e ganhar consciência das suas atitudes pouco bondosas para com os restantes membros da vila.

Christmas on the Square Critica de Cinema

Christmas on the Square é uma tentativa barata de chamar as atenções através de histórias repetidas com o toque “aparentemente” mágico de Dolly Parton para arrancar mais algumas visualizações. É um exercício de cinema terrível, com uma filmagem precária e é, provavelmente, o musical mais piroso e pomposo que vi até aos dias de hoje. É um sacrifício aguentar a sua curta duração e, acreditem, sou um grande fã do género. A verdade é que é por Christine Baranski e pela interação com a personagem adorável de Violet (interpretada por Selah Kimbro Jones) que Christmas on the Square me fez esboçar um único sorriso.

O filme está carregado, não só de clichés, mas também de personagens mal exploradas que tentam cantar sem talento e números musicais que não assentam em nenhum momento da história, tornando-se incomodativos e desnecessários. Para além disso, há todo um cenário demasiado plastificado e Dolly Parton não tem carisma absolutamente nenhum para liderar um filme do género. Ainda que possa ter um sentido bonito na sua composição, Dolly Parton’s Christmas on the Square é uma desculpa barata para modernizar clássicos que têm 1001 adaptações já cinematográficos com cânticos parolos e que não convencem.

Christmas on the Square Critica de Cinema

É uma pena que Dolly Parton aposte em algo deste género… e isto porque a composição de Christmas on the Square é tão pirosa e tão ironicamente foleira (até me faz usar termos atípicos em críticas) que o resultado é absolutamente catastrófico. As prestações do restante elenco são deploráveis e sem alma, e as suas intervenções, musicais ou em diálogo, são irritantes e desprovidas de qualquer sentido. Portanto, afastem-se desta cantoria fútil e desproporcionalmente pirosa e vejam um musical mais bonito e mais criativo.

Leiam outras Críticas aqui.

Título: Dolly Parton: Um Natal na Praça

Título Original: Dolly Parton’s Christmas on the Square

Realização: Debbie Allen

Elenco: Dolly Parton, Jenifer Lewis, Josh Segarra, Jeanine Mason, Mary Lane Haskell, Treat Williams, Christine Baranski, Selah Kimbro Jones.

Duração: 98 min.

Trailer | Dolly Parton’s Christmas on the Square

Comments