Cinema Críticas

Crítica: You Only Live Twice (1967)

You Only Live Twice Critica de Cinema

CONTÉM SPOILERS DE YOU ONLY LIVE TWICE!

De volta ao nosso adorado James Bond, em You Only Live Twice, 007 tem de fingir a sua morte para os seus inimigos não estarem à espera da sua inevitável intervenção. Nisto, M envia-o para o Japão para este descobrir o esconderijo de SPECTRE e evitar que esta continue a sabotar missões espaciais que podem desencadear uma nova guerra mundial. You Only Live Twice continua a manter o legado de Bond no seu esplendor, ainda que as prestações secundárias sejam demasiado pobres.

You Only Live Twice Critica de Cinema

Enquanto que alguns capítulos anteriores eram exagerados na abordagem da sua temática, You Only Live Twice acaba por melhorar aqui e acolá nalguns aspetos. Embora com a narrativa mais simplificada, o filme tem a desvantagem de não conseguir recrutar atores carismáticos japoneses e de, mais uma vez, se prolongar demasiado quando não tinha necessidade. A ação continua a melhorar e, agora com a realização de Lewis Gilbert, sente-se uma ânsia de elevar o jogo para um patamar superior. Ainda que Sean Connery continue a revelar o seu charme inigualável, já todos os restantes intervenientes carecem de camadas e acabam por se tornar quase redundantes no desenrolar do filme.

You Only Live Twice também marca um ponto de viragem, já que ficamos finalmente a conhecer Blofeld, o líder da SPECTRE e o temível vilão que James tem de derrotar. Donald Pleasance faz um excelente trabalho e a personagem, de facto, parece ser cativante no desenrolar dos próximos filmes. Há também um upgrade notório no trabalho de filmagem aéreo, onde a câmara estabiliza e as sequências se tornam mais credíveis e emocionantes, para além das engenhocas criativas que Q tem sempre na sua mente. Com o argumento escrito por Roald Dahl (sim, esse mesmo!), You Only Live Twice permanece com o carisma que tão caracteriza estas obras e mostra-se um capítulo competente e um seguimento simples e que entretém na sua totalidade.

You Only Live Twice Critica de Cinema

Os defeitos mais óbvios, como menciono acima, são mesmo aquilo que impede o filme de ascender a algo melhor e a insistência em permanecer com alguns clichés já desnecessários por esta altura. O mulherengo James Bond continua a encantar mas as histórias estão a perder algum ritmo e, quem sabe, no seguinte as coisas melhoram. Até lá, bons filmes e boas maratonas!

Leiam outras Críticas aqui.

Título: 007 – Só Se Vive Duas Vezes

Título Original: You Only Live Twice

Realização: Lewis Gilbert

Elenco: Sean Connery, Akiko Wakabayashi, Mie Hama, Tetsurô Tanba, Teru Shimada, Karin Dor, Donald Pleasance, Bernard Lee.

Duração: 116 min.

Trailer | You Only Live Twice

Comments