Mini-Reviews TV TV

Animaniacs – Season Finale – 1ª Temporada

Animaniacs season finale

PODE CONTER SPOILERS DE ANIMANIACS!!!

Durante uma boa fatia dos anos 90, houve uma série animada que fez a delícia de muitas crianças: Animaniacs. Apresentada por Steven Spielberg (!), esta série centrou-se nos irmãos Warner e nas suas aventuras parolas enquanto gozavam com a cultura pop da altura (e ainda lançar alguns trocadilhos subtis para os adultos). Era uma ideia simples, mas não menos eficaz, trazendo gáudio para todas as idades. Ajuda também por terem estabelecido algumas personagens icónicas da televisão (além de um spin-off notável). Dito isto, estes três irmãos e a sua energia estão de regresso com uma nova série em nome próprio!

22 anos depois do fim da série original, Yakko (Rob Paulsen), Wakko (Jess Harnell) e Dot (Tress MacNaille) regressam aos estúdios para espalhar o caos na vida de quem os rodeia. Mas os irmãos não estão sozinhos, já que trouxeram consigo Pinky (Paulson), Brain (Maurice LaMarche) e os seus planos para conquistar o mundo.

O MELHOR:

Nova palete de cores, mesma essência. É o melhor que podemos descrever este regresso de Animaniacs!

A série sempre gozou de uma forte componente cómica que refletia o mundo que nos rodeia. Portanto, com a diferença de décadas, Animaniacs encontra aqui novas maneiras de gozar com a sociedade atual graças a tudo o que se passou até agora. Ajuda que este elemento também com uma veia mais meta, ao ponto de, logo no episódio de estreia, gozarem logo com a cultura de reboots que tomou conta do ramo televisivo (algo que Animaniacs também é, e não mostrar receio de gozar num estilo auto-consciente).

Ainda que tenha elementos que possam agradar às novas gerações, torna-se mais do que aparente que Animaniacs, sendo um reboot, não se esqueceu dos fãs agora adultos. O estilo de humor característico continua presente e inalterado, mas a animação moderna mantém também os elementos já clássicos da série, inclusive a violência desmiolada e que desafia as leis da física (uma característica das séries animadas da Warner Bros.)

Os irmãos não são os únicos a regressar, com os 13 episódios a obedecerem a uma estrutura “fixa”: os irmãos estão encarregue de 2 de 3 segmentos, enquanto o outro se centra nos famosos ratos aspirantes a líderes do mundo. Estas aventuras não podiam ser tão diferentes, mas não deixam de trazer algo convidativo para os fãs de outrora. Também ajuda que, no outro lado do ecrã, este reboot também marca o regresso de outros veteranos da série, inclusive o próprio Spielberg como produtor executivo!

O PIOR:

De uma forma geral, Animaniacs encontra-se igual a si mesmo quando “desapareceram” no fim dos anos 90. Portanto, quase que não temos muito de mau a apontar que prejudique a série. Temos, no entanto, algumas observações.

Uma delas é justamente nos temas em si. A maior parte deles representante algumas questões que ainda hoje trazem consigo alguma relevância; dito isto, há um ou outro que não tem tanta força cómica ou satírica como as outras que testemunhamos. E ainda existe a questão da limitação das personagens que vemos. Sim, termos Yakko, Wakko, Dot, Pinky e Brain no centro das atenções já é algo mais do que positivo, mas a série também trouxe consigo outras personagens icónicas (inclusive a Hellooooooo, Nurse). Posto isto, é uma pena não termos o direito a rever algumas caras conhecidas.

Apesar destas observações, Animaniacs não deixa de ser uma entrada de rompante agora na reta final de 2020. Moderniza as suas personagens mais icónicas e alarga as áreas onde podem satirizar, mas não perderam a sua essência. Portanto, é um dos melhores exemplos de uma propriedade antiga a reinventar-se para a nova geração. E se já eram fãs da série antes, então irão delirar com esta nova versão.

E o melhor de tudo? A série já foi renovada para uma segunda temporada! Oxalá que não demore tanto tempo!

Podem ler outras das nossas Mini-Reviews anteriores aqui.

Estado da série: RENOVADA

0 80 100 1

80%
Average Rating

Os clássicos Animaniacs fizeram o salto para o século XXI com um reboot repleto de temas modernos, mas com a energia e humor característicos da série original.

  • 80%

Comments