Cinema Críticas

Crítica: In the Shadow of the Moon (2019)

In the Shadow of the Moon Critica de Cinema

CONTÉM SPOILERS DE IN THE SHADOW OF THE MOON!

Como um fã de filmes noir e de base criminal, In the Shadow of the Moon despertou-me o interesse no vasto catálogo da Netflix. A história é simples e, tanto tem de bom, como de menos bom. Um polícia de Filadélfia ambiciona ser detetive e desenvolve uma obsessão com uma assassina responsável por homicídios que desafiam as leis da ciência.

In the Shadow of the Moon Critica de Cinema

In the Shadow of the Moon mistura vários géneros dentro de si e, de certa forma, tanto é o que lhe dá graça, como é o que o leva a perder o foco. A realização de Jim Mickle saltita demasiado entre o mistério, suspense, drama e ficção científica que torna-se difícil para o espectador tentar digerir tantos subgéneros no mesmo filme. Ainda que nem tudo seja mau porque, de facto, In the Shadow of the Moon agarra-nos devido à neblina que cria em torno do seu próprio enredo, o filme torna-se algo caricatural quando o detetive desenvolve esta obsessão demasiado exagerada. Boyd Holbrook é muito competente no seu papel como protagonista, fortalecendo a sua aprendizagem depois de pertencer à série de culto Narcos. Pintado com tons noir que nos remetem para um longínquo Blade Runner ou até mesmo um pesar tão característico em filmes de culto do género, Holbrook acaba por roubar todos os louros de In the Shadow of the Moon.

Sente-se o pesar dos anos no seu rosto e no seu olhar, e isso faz com que nos sintamos investidos constantemente e até nos esqueçamos das patetices que o filme acaba por ter. Em termos técnicos, In the Shadow of the Moon também não tem nada de negativo a apontar, tirando as prestações dos restantes membros do elenco que acabam por ser ofuscadas (ou num sentido irónico que não assenta muito bem no género) pelo seu protagonista. Um desses casos é o de Michael C. Hall, que tão bem conhecem de Dexter. A sua personagem é desnecessariamente caricatural e torna-se incomodativa por aparecer desnecessariamente e com comentários que nos fazem revirar os olhos constantemente.

In the Shadow of the Moon Critica de Cinema

Apesar do twist final ser até bastante interessante, In the Shadow of the Moon torna-se algo cíclico e repetitivo e muitas das vezes torna-se cansativo. Ainda que seja um thriller competente e que nos deixe sempre na dúvida daquilo que estamos a ver, acaba por tornar-se muito ambicioso e as suas intenções fraquejam quando atinge o seu clímax. Ainda assim não deixa de ser um serão agradável e que certamente irá agradar às massas pela sua combinação de géneros ainda que, para mim, seja um pouco demais.

Leiam outras Críticas aqui.

Título: O Outro Lado da Lua

Título Original: In the Shadow of the Moon

Realização: Jim Mickle

Elenco: Boyd Holbrook, Cleopatra Coleman, Bokeem Woodbine, Michael C. Hall, Rudi Dharmalingam, Rachel Keller, Tony Nappo.

Duração: 115 min.

Trailer | In the Shadow of the Moon

Comments