Cinema Críticas

Crítica: Imperium (2016)

Imperium Critica de Cinema

CONTÉM SPOILERS DE IMPERIUM!

Para desanuviar um pouco da maratona, dei um saltinho à Netflix para ver uns filmes curtinhos. Um deles foi Imperium, com Daniel Radcliffe, que se foca num jovem agente do FBI a quem é pedido para se infiltrar numa rede criminosa neonazi após umas vasilhas de césio, um material altamente perigoso e indicativo da criação de bombas, serem roubadas. Imperium é um filme decente, ainda que pudesse explorar melhor a sua narrativa, ou melhor, as suas personagens para se tornar ainda melhor.

Imperium Critica de Cinema

Imperium prima por ter uma história simples e prestações extremamente agradáveis de Daniel Radcliffe e Toni Collette, que notoriamente elevam o filme. No entanto, é um filme que acaba por passar muito despercebido por ser tão superficial e tão insosso. A componente racista é retratada de forma muito leve e, mesmo que isso possa ser bom a certo ponto, por outro revela-se pouco criativo e sem grande profundidade. Sente-se que as personagens secundárias acabam por não ter muita relevância ou dimensão e isso prejudica o nosso foco durante toda a sua duração.

Obviamente que há sempre um aspeto interessante, especialmente alguns momentos de tensão que Radcliffe consegue captar habilmente, ainda que seja muito difícil para um mero plebeu como eu de associar o ator a papéis deste género. Mas Imperium, por muito que se esforce em assentar num género de espionagem, a sua credibilidade, como mencionado acima, acaba por cair por terra, tornando-se num produto banal e pouco envolvente. A personagem de Collette é também um dos pontos mais fortes, ainda que todo o resto nos passe ao lado. Faltava provavelmente um toque mais agressivo como o de American History X para enaltecer ainda mais as prestações e dar um bump à narrativa para se tornar mais violenta.

Imperium Critica de Cinema

Sabemos perfeitamente das exigências performativas em papéis controversos e socialmente desafiantes e Imperium era a oportunidade perfeita para finalmente desassociarmos Daniel Radcliffe ao doce e inocente Harry Potter. Mas, mesmo que não tenha sido aproveitada a esse nível, Imperium não deixa de ser um filme competente e de ir direto ao seu objetivo.

Leiam outras Críticas aqui.

Título: Império

Título Original: Imperium

Realização: Daniel Ragussis

Elenco: Daniel Radcliffe, Toni Collette, Tracy Letts, Sam Trammell, Nestor Carbonell, Chris Sullivan, Devin Druid, Burn Gorman.

Duração: 109 min.

Trailer | Imperium

Comments