Cinema Críticas

Crítica: The Nest (2020)

The Nest Critica de Cinema

CONTÉM SPOILERS DE THE NEST!

Sean Durkin é um realizador e argumentista pouco convencional. Não tem ainda muito reportório, mas tem algo de especial nos seus filmes: uma sensibilidade extrema para provocar os sentimentos mais genuínos do ser humano. O seu novo filme The Nest acompanha um empreendedor que se muda com a sua família norte-americana para uma mansão no Reino Unido, mas a sua relação com a mesma começa sinistramente a deteriorar-se.

The Nest Critica de Cinema

The Nest é um drama complexo, que conta com duas prestações soberbas de Jude Law e Carrie Coon. É um estudo profundo de como o casamento nem sempre consegue ser linear e que as opções de cada um têm um impacto imprevisível em todos os que compõem a génese familiar. Há toda uma construção enigmática em torno daquilo que é o elemento que está definitivamente a alterar a vida deste casal e, infelizmente, é aqui que o filme perde alguma força. Apesar de ser um elemento que se entende o porquê de não ser totalmente evidente, The Nest aproveita-se de algo que acaba por não ser totalmente bem explícito. É um artifício que poderia resultar certamente noutro tipo de obra, mas The Nest carece de uma justificação totalmente plausível para o comportamento das personagens na maioria das vezes.

Sendo que estamos perante um registo que prefere explorar as personagens, não seria totalmente errado (e talvez fosse ainda mais enriquecedor) que lhes fosse conferido um tipo de background que justificasse algumas das suas atitudes. Claro que a componente humana é extraordinária e Durkin tira proveito dos talentos dos seus atores para tornar as relações entre os intervenientes mais intensas e mais credíveis. Os diálogos de The Nest são provavelmente aquilo que lhe dá ainda mais força, num registo atípico e que recebe algumas influências do recente Marriage Story. Mesmo não sendo a obra-prima que poderia ser por não explorar a sua génese com mais afinco, The Nest é um drama acutilante e que não irá desiludir quem procura uma demonstração de talento.

The Nest Critica de Cinema

Se, por um lado, os atores principais brilham, já os mais secundários adornam uma temática em que, de facto, não estão inseridos (nem construídos) da melhor forma. Talvez para tornar este drama ainda melhor fosse necessário também apostar nas personagens secundárias e na forma como são afetadas por esta dinâmica disruptiva entre Rory e Allison. Se The Nest é forte na transmissão de emoções, então também o deveria ser em explicações. Mas, mesmo não sendo perfeito, têm aqui algo que pode ser ilustrativo do quão difícil é a mudança e a adaptação a um novo meio em detrimento das ambições de um membro da família.

Leiam outras Críticas aqui.

Título: O Ninho

Título Original: The Nest

Realização: Sean Durkin

Elenco: Jude Law, Carrie Coon, Oona Roche, Charlie Shotwell.

Duração: 107 min.

Trailer | The Nest

Comments