Especiais TV

The Lego Star Wars Holiday Special

The Lego Star Wars Holiday Special

PODE CONTER SPOILERS DE THE LEGO STAR WARS HOLIDAY SPECIAL!!!

Em 1977, o mundo inteiro passou a conhecer o mundo de Star Wars através de A New Hope, uma verdadeira rampa de lançamento para um universo em expansão. E embora tenhamos visto uma quantidade infindável de aventuras dentro dos vários meios imagináveis, houveram alguns que simplesmente serviam apenas para manter a “onda” no ponto alto, com efeitos desastrosos. Um desses casos foi The Star Wars Holiday Special, um evento tão mau que a maioria dos fãs dá graças de nem sequer ter ouvido falar (gracias, George Lucas). 42 anos depois, a Disney+ volta a aventurar neste tipo de especiais, desta vez com a palavra Lego bem soletrada!

Pouco tempo depois dos eventos de The Rise of Skywalker, encontramos o grupo de heróis a tempo de fazerem os preparativos para o Dia da Vida (o equivalente ao nosso Dia de Natal neste universo). Nem todos se encontram com este espírito festivo, já que Rey (Helen Sadler) está em dúvida sobre o seu rumo como mestre Jedi. É numa das suas aventuras que encontra um misterioso artefato que a permite testemunhar a alguns momentos icónicos da saga.

Não esperem tomar esta entrada de forma séria. Além de não fazer parte do cânone estabelecimento a partir do momento em que a Disney adquiriu a Lucasfilm, ter o nome de Lego associado já nos ajuda a partir do princípio que o humor ronda a cada esquina. E nesse aspeto, este especial não desilude!

Pode ser resumido como uma espécie de Quem é Quem? deste universo. Dividido em duas partes distintas, temos a preparação para as celebrações, com o elenco principal a dar o ar de sua graça. No entanto, o segmento de Rey é o que torna esta aventura mais atrativa, uma vez que a sua circunstância única permite que esta entre em contacto com versões diferentes de algumas figuras conhecidas dela (e outras onde só tinha ouvido falar), além de algumas interações e cameos que enriquecem este especial (até mesmo algumas figuras de The Mandalorian dão o ar de sua graça!). E tudo isto acoplado com o estilo de humor característico das aventuras das várias figuras da Lego no pequeno e grande ecrãs, videojogos inclusivos.

Mas no fim e ao cabo, The Lego Star Wars Holiday Special não é tão especial quanto o esperado. Claro que o segmento centrado em Rey acaba por arrancar algumas valentes gargalhadas (seja pelo fan service mais que evidente, um elenco vocal que une alguns membros do elenco dos filmes e séries animadas e algumas brincadeiras com algumas das linhas de diálogo icónicas da saga em geral), mas tanto destaque neste acaba por surtir um efeito nefasto no outro, que deixa um tanto ou quanto a desejar, ainda que tente passar a ideia da importância de celebrarmos os melhores momentos e celebrações com a família e amigos (algo que pode ser visto como sinónimo dos valores natalícios); simplesmente não tem o tempo de antena desejado.

Isto para dizer que, ainda que The Lego Star Wars Holiday Special não seja, bem, especial, pelo providencia uma pausa momentânea que nos permite arrancar gargalhadas sonoras em família nestes dias de Outono mais frias. É mais uma justificação plausível para a estranha união entre a saga Star Wars e a Lego.

Podem ler outros dos nossos Especiais aqui. Podem ainda ver o trailer abaixo. 

Trailer | The Lego Star Wars Holiday Special

Comments