Cinema Críticas

Crítica: Den Skyldige (The Guilty) (2018)

The Guilty Critica de Cinema

CONTÉM SPOILERS DE THE GUILTY!

Para fazer uma pausa de cinema norte-americano, decidi dar uma oportunidade ao thriller psicológico The Guilty, proveniente da Dinamarca. É um filme interessante e fresco, que traz um mote bastante intenso a algo que, aparentemente, levamos como banal e vulgar no nosso dia-a-dia. Asger Holm é um oficial da polícia que trabalha para os serviços de emergência (o 112, portanto) e, numa estranha chamada diária, Asger depara-se com uma mulher que foi aparentemente raptada e está desnorteada e precisa de ajuda. No entanto, assim que Asger cada vez se envolve mais nesta situação, começa a aperceber-se que as coisas não são o que parecem.

The Guilty Critica de Cinema

The Guilty é um filme extremamente bom e competente. Tem um ator principal carismático, de nome Jakob Cedergren, e a sua temática é envolvente. O filme é quase todo apenas com o protagonista e os contactos telefónicos que vão chovendo no local de trabalho. A génese da narrativa está focada em criar adrenalina através da própria expressividade do ator, dos voice-overs que vamos ouvindo ao longo da duração, e pela construção de uma história repleta de twists. A verdade é que The Guilty teria ainda mais impacto se tivesse uma banda-sonora. Algo que, por muito que se entenda a necessidade de mudar (ou de ter um aspeto só seu), não resulta. É em situações como estas que a banda-sonora é fulcral para criar ritmo, dinâmica e uma dose ainda maior de adrenalina.

Por muito que o seu arranque também seja lento, The Guilty trabalha precisamente bem o conceito que lhe confere o título. Durante a película, vamos percebendo que a própria condição do protagonista é condenável e isso dá uma força ainda maior ao seu conceito, já que não há heróis nem vilões. Apenas pessoas quebradas pelas suas vidas e que cometem os maiores erros da forma mais problemática. Esta mensagem é o que torna este thriller muito empolgante, ainda que tenha os seus defeitos como mencionado em cima.

The Guilty Critica de Cinema

No entanto, é um serão extremamente bom e que irá proporcionar momentos de tensão como nunca tiveram em cinema, aproveitando uma simplicidade que, de facto, lhe dá uma marca própria. Mesmo não sendo uma obra-prima, The Guilty é um thriller que brinca com a perceção dos espectadores e que foge da fórmula típica (característica de Hollywood) de ter de incluir um final feliz e de reforçar a ideia de que todos são heróis e vilões. Só por este feito, já vale bem a pena.

Leiam outras Críticas aqui.

Título: Os Culpados

Título Original: Den skyldige

Realização: Gustav Möller

Elenco: Jakob Cedergren, Jessica Dinnage, Omar Shargawi, Johan Olsen, Jacob Lohmann.

Duração: 85 min.

Trailer | The Guilty

Comments