Cinema Críticas

Crítica: Greenland (2020)

Greenland Critica de Cinema

CONTÉM SPOILERS DE GREENLAND!

Todos gostamos de um bom filme-catástrofe. Um que nos coloca a correr no ecrã contra as odes extremas da natureza, acompanhando o passo apressado das personagens. Todos eles possuem uma história semelhante (muda sempre alguma coisinha aqui ou acolá), mas há algum que têm sempre em comum: efeitos visuais deslumbrantes! Greenland é o novo filme do género, onde John Garrity está numa corrida contra o tempo para levar a sua esposa Allison e o seu filho Nathan para um lugar seguro, assim que um cometa está na rota de colisão com a Terra.

Greenland Critica de Cinema

Greenland é um filme que segue todas as fórmulas já conhecidas do género e é um que, infelizmente, não traz absolutamente nada de novo. Obviamente que as sequências de ação são porreiras, mas a história é tão vazia e tão desprovida de empatia e sentimento, que acaba por ser frustrante. Nem mesmo as prestações ajudam a que Greenland se destaque dos demais filmes do género. Gerard Butler está demasiado vincado a estrela de ação para nos encantar como um pai dedicado e Morena Baccarin está, de facto, muito longe de um estilo que a favoreça. É pena que filmes como este continuem a ser produzidos sem algo de fresco ou relevante que o espectador consiga decifrar com algo novo.

Mesmo que os efeitos continuem a surpreender, é necessária uma história mais envolvente e menos cliché para nos deixar com pena pela humanidade. A verdade é que Greenland não é mais do que uma versão moderna (e com os pés assentes na terra) de Armageddon. Tudo aquilo a que se resume é uma família a lutar pela sua sobrevivência num meio que se está a degradar e a desaparecer à sua volta. Muito poucas personagens secundárias compõem a sua narração e isso empobrece ainda mais o filme.

Greenland Critica de Cinema

Se querem voltar a rever algum dos clássicos do género, nem que sejam aqueles mais recentes como The Day After Tomorrow, ou até mesmo Armageddon, então façam-no porque Greenland é daqueles baços, sem vida, e, pior do que tudo, não tem ponta por onde se lhe pegue em termos emocionais.

Leiam outras Críticas aqui.

Título: Greenland – O Último Refúgio

Título Original: Greenland

Realização: Ric Roman Waugh

Elenco: Gerard Butler, Morena Baccarin, Roger Dale Floyd, Scott Glenn, Randal Gonzalez.

Duração: 119 min.

Trailer | Greenland

Comments