Cinema Críticas

Crítica: The Muppet Christmas Carol (1992)

The Muppet Christmas Carol Crítica de Cinema

PODE CONTER SPOILERS DE THE MUPPET CHRISTMAS CAROL!!!

Não se pode negar que 2020 tem sido um ano bastante complicado. No meio da pandemia, fomos todos praticamente obrigados a mudar as nossas rotinas e  hábitos durante uma boa porção de tempo. E pelo andar da carruagem, as nossas tradições de Natal também enfrentarão algumas mudanças difíceis, mas não menos inevitáveis. Isto não significa que todos os hábitos se percam no meio deste caos; é a oportunidade de ouro para vermos filmes ligados a esta época, sejam eles novas entradas, alguns clássicos ou outras entradas que merecem ser vistas em família. E assim, trazemo-vos este A Muppet Christmas Carol!

Na sua génese, o filme é outra adaptação do livro A Christmas Carol de Charles Dickens onde acompanhamos Ebenezer Scrooge, um homem forreta e amargo que, na véspera de Natal, é visitado por três Espíritos de Natal. A diferença: os icónicos Marretas dão o ar de sua graça!

The Muppet Christmas Carol tem tanto de alegre como de trágico, sendo este o primeiro filme destes famosos fantoches pouco tempo depois da morte do seu criador, Jim Henson. Dito isto, de tudo esperava-se dos esforços do seu filho, Brian, que tem aqui a sua estreia como realizador. E para todos os efeitos e circunstâncias, os seus esforços nutrem resultados positivos!

Embora esteja um pouco limitado graças às várias adaptações de A Christmas Carol que vieram antes deste (é, afinal de contas, uma das histórias de Natal mais adaptada, nos mais variados formatos), The Muppet Christmas Carol consegue sobressair-se ao fazer algo que poderia pensar-se ser impossível: casar a atmosfera carregada do conto com as vibrações positivas dos Marretas. O filme sabe bem aonde tem de ser mais poderoso em termos dramáticos, mas não esquece do charme dos fantoches, e do humor a eles associado (maioritariamente da autoria de Gonzo e Rizzo, que servem de narradores e comic relief).

Projetos anteriores e posteriores dos Marretas já mostraram que nem todos conseguem atuar bem lado-a-lado com os fantoches (facto esse que se tornou mais aparente na série Muppets Now). Dito isto, Michael Caine revela-se surpreendente, não só mostrando um à-vontade quando partilha o seu espaço com os fantoches, mas também como este consegue capturar a essência de Scrooge e mostrar a sua icónica evolução com uma credibilidade palpável.

Mas Gonzo e Rizzo não são os únicos Marretas que mostram o ar de sua graça. Kermit, Miss Piggy, Fozzy, os dois velhotes, Robin… A maior parte dos nossos favoritos aparecem no filme, desta feita interpretando personagens diferentes, mas retendo alguns dos seus elementos mais icónicos (leia-se: Miss Piggy a ser igual a si mesma). Embora o tempo de antena de alguns deles seja bastante limitado, não deixam de causar uma boa impressão de uma forma geral.

Apesar de ser um filme que pertence aos inícios dos anos 90, The Muppet Christmas Carol é um filme que se mantém sólido no que refere às suas técnicas, muito por dar um maior ênfase aos efeitos práticos que continuam a ser impressionantes, mesmo nos dias de hoje. Tendo em conta que uma das produtoras associadas foi criada pelo próprio Jim Henson, tal facto já seria de esperar.

Só não esperem algo verdadeiramente único no filme. Sim, pode ter os Marretas pelo meio, e a sua energia e boa disposição são ingredientes para um serão alegre. Mas no fim e ao cabo, é mais uma adaptação de A Christmas Carol. Portanto, não esperem grandes novidades ou mudanças drásticas à fórmula. Há uma ou outra mudança, mas a essência continua presente.

Se procuram por filmes de Natal para ver em família, mas também procuram por alternativas aos “suspeitos do costume” (Home Alone salta logo à mente), então The Muppet Christmas Carol é uma das melhores alternativas clássicas que podem encontrar. Não deixa de ser familiar, mas envolve os Marretas! Toda a gente ganha. Jim ficaria orgulhoso.

Podem ler outras Críticas aqui.

Título: Um Conto de Natal dos Marretas

Título Original: The Muppet Christmas Carol

Realização: Brian Henson

Elenco: Michael Caine, Dave Goelz, Steve Whitmire, Jerry Nelson, Frank Oz

Duração: 85 minutos

Trailer | The Muppet Christmas Carol

Comments