Cinema Críticas

Crítica: Harry Potter and the Order of the Phoenix (2007)

Harry Potter and the Order of the Phoenix

CONTÉM SPOILERS DE HARRY POTTER AND THE ORDER OF THE PHOENIX!

Estamos já no quinto capítulo da saga do feiticeiro mais famoso do cinema e o mundo da magia que conhecemos está cada vez mais ameaçado devido a Voldemort e ao crescimento das suas forças. Ao salvar o seu primo Dudley de Dementors que misteriosamente vagueiam pelo meio dos Muggles, Harry é forçado a ter de defender a utilização de magia num julgamento no Ministério. Sendo bem sucedido graças a Dumbledore, Harry regressa a Hogwarts onde se depara com a nova professora de Defesa Contra as Artes das Trevas, Dolores Umbridge, uma disciplinária cruel que ainda utiliza métodos medievais para conseguir o seu propósito. Com Umbridge a representar o Ministério dentro da escola, Hogwarts fica mais vulnerável a ataques de Quem Nós Sabemos. A ligação com Voldemort está a piorar e Harry está a ter visões cada vez mais realistas de potenciais ataques, mas há quem permaneça cético relativamente à sua existência. Assim, em segredo, Harry começa a formar o seu exército já que o confronto entre o Bem e o Mal está cada vez mais próximo.

Harry Potter and the Order of the Phoenix

Harry Potter and the Order of the Phoenix tem uma tonalidade totalmente sombria. Já não há muita alegria a vaguear por Hogwarts e a realização de David Yates capta toda esta essência de forma extraordinária. Há todo um conjunto de sequências que facilitam a envolvência dramática com o filme, especialmente pelo progresso dos atores mais jovens em termos performativos. É também o capítulo que leva Harry a dar o seu primeiro beijo (a Cho Chang) e um ponto de viragem fulcral na descoberta da adolescência e do controlo hormonal. Há também todo um clima adorável entre Ron e Hermione que, obviamente, revela que algo mais entre ambos está a florescer. Apesar de Harry Potter and the Order of the Phoenix ser um pouco mais curto do que devia e, de todos os filmes até agora, ser aquele que leva mais tempo a focar-se na narrativa principal, é um dos mais essenciais da saga. É um capítulo intermédio que revela a maturação das personagens e um que, entre as suas linhas, revela que Hogwarts está a ficar mais frágil.

A ausência de Dumbledore e a ascensão de Voldemort tornam todo o clima de Harry Potter and the Order of the Phoenix sombrio, misterioso e débil. A verdade é que toda a ação por que se espera ao longo do filme é recompensada no seu final, com um combate magnífico entre Voldemort e Dumbledore e vemos finalmente os jovens aprendizes a lutarem pelas suas vidas numa sequência saída de pesadelo numa sala medonha do Ministério da Magia. Esta é também a primeira vez que temos a presença de duas grandes atrizes na saga e cujas prestações irão ficar perpetuadas na História do cinema e refiro-me a Imelda Staunton e Helena Bonham Carter, que interpretam Dolores Umbridge e Bellatrix Lestrange respetivamente.

Harry Potter and the Order of the Phoenix

É aqui que finalmente começamos a ter noção de perda e onde a saga de Harry Potter começa a mostrar sinais de que ninguém está a salvo e que a morte é iminente em tempo de guerra. Se, de alguma forma, Harry Potter and the Order of the Phoenix se revela como um dos capítulos mais intensos de toda a saga, o espectador começa a preparar-se para aceitar que a vida do feiticeiro mais famoso do mundo não é apenas um conto para crianças, nem meramente uma fábula de aprendizagem. É também uma jornada sobre todos os aspetos da vida, sejam eles bons ou maus e, quer se queira aceitar ou não, a morte faz parte dela também.

Leiam outras Críticas aqui.

Título: Harry Potter e a Ordem da Fénix

Título Original: Harry Potter and the Order of the Phoenix

Realização: David Yates

Elenco: Daniel Radcliffe, Harry Melling, Fiona Shaw, Richard Griffiths, Ralph Fiennes, Natalia Tena, Brendan Gleeson, George Harris, Gary Oldman, Mark Williams, David Thewlis, Maggie Smith, Julie Walters, Emma Watson, Rupert Grint, James Phelps, Oliver Phelps, Bonnie Wright, Robert Hardy, Jason Isaacs, Chris Rankin, Michael Gambon, Imelda Staunton, Tom Felton, Katie Leung, Matthew Lewis, Evanna Lynch, David Bradley, Alan Rickman, Emma Thompson, Warwick Davis, Helena Bonham Carter, Robbie Coltrane.

Duração: 138 min.

Trailer | Harry Potter and the Order of the Phoenix

Comments