Cinema Críticas

Crítica: Harry Potter and the Half-Blood Prince (2009)

Harry Potter and the Half-Blood Prince

CONTÉM SPOILERS DE HARRY POTTER AND THE HALF-BLOOD PRINCE!

Estamos, literalmente, a chegar ao final de uma das mais acarinhadas sagas do cinema (e da literatura) e Harry Potter and the Half-Blood Prince é um dos capítulos mais negros e mais decisivos de todos. Dumbledore aparece numa estação de metro em Londres e recruta Harry para uma nova missão. O antigo professor Horace Slughorn contém uma memória preciosa que pode ser decisiva na luta contra Voldemort, já que este tem uma tendência a gostar dos alunos mais populares e mais brilhantes. Harry faz de agente de Dumbledore em tentar recuperar esta memória, mas Slughorn é casmurro. Enquanto Ron tem os seus momentos de glória, Hermione chora os seus desamores. Draco Malfoy tem agora uma missão incutida pelo Senhor das Trevas e precisa de a levar a cabo ou a sua morte está a chegar.

Harry Potter and the Half-Blood Prince

Harry Potter and the Half-Blood Prince é um capítulo que mostra, de facto, a mestria de Steve Kloves enquanto argumentista. É, tal como quase todos os que surgiram até agora, um capítulo que podia ser ligeiramente mais longo e promover mais momentos de intensidade dramática, mas tem exatamente aquela dose de mistério necessária para nos manter cativados do início ao fim. Há também toda uma melhoria do seguimento narrativo das personagens e a ligação entre Harry e Dumbledore é fortalecida. Há toda uma construção bonita em torno de ambos, para além de ser um dos filmes que mais aposta na ascensão de Draco Malfoy como um vilão enigmático. Apesar das suas linhas de diálogo terem sido reduzidas, há todo um cenário magnífico que rodeia esta atmosfera tão lúgubre, tão sombria. Note-se que a direção de fotografia (que acabou por arrecadar uma nomeação ao Óscar) de Bruno Delbonnel insiste em planos escuros, como se a noite trouxesse consigo todo o perigo que espreita nos portões de Hogwarts.

As proezas técnicas são incríveis e Harry Potter and the Half-Blood Prince é genial em captar esta decadência que paira sobre os desafios finais da saga. Novas revelações também permitem que a saga ganhe um caráter ainda mais maduro e aposta também nalgumas componentes de romance que assentam bem nos momentos de maior leveza. A inclusão de Jim Broadbent como o professor Slughorn é também algo de fantástico, já que a postura natural do ator, facilita o envolvimento com a personagem. Para além disso, os flashbacks que correspondem ao desvendar do misterioso passado de Tom Riddle ajudam a história a tomar um fluxo que faz com que nós, espectadores, tentemos decifrar o mistério por nós. Há toda uma componente genial em desvendar os aspetos mais juicy da narrativa de forma lenta e a proporcionar ao espectador toda uma experiência nova e fresca.

Harry Potter and the Half-Blood Prince

Há também sequências de ação interessantes e que cada vez mais revelam o poder de Voldemort a crescer e a tornar-se cada vez mais maléfico e perigoso. Ainda que algumas das personagens devessem ter mais algum destaque, é importante que o trio protagonista comece a perceber, não só as dificuldades do meio em que vivem, mas também em lidar com o crescimento e maturidade pessoais, seja pelo amor ou pelos azedumes que vida inevitavelmente nos coloca à frente. Portanto, mesmo que não seja o melhor capítulo, Harry Potter and the Half-Blood Prince é uma ode a todos os fãs, pois trata com carinho uma das despedidas mais dolorosas da saga. E, como sempre, não faltam ensinamentos bonitos nos seus diálogos, e ainda temos uma Lavender Brown que jamais quer perder o seu Won-Won, que nos faz esboçar um sorriso e ainda dar uma gargalhada com tanto drama intenso…

Harry Potter and the Half-Blood Prince

Leiam outras Críticas aqui.

Título: Harry Potter e o Príncipe Misterioso

Título Original: Harry Potter and the Half-Blood Prince

Realização: David Yates

Elenco: Daniel Radcliffe, Michael Gambon, Dave Legeno, Jim Broadbent, Bonnie Wright, Julie Walters, Rupert Grint, Emma Watson, Helena Bonham Carter, Helen McCrory, Timothy Spall, Alan Rickman, Oliver Phelps, James Phelps, Freddie Stroma, Jessie Cave, Tom Felton, Evanna Lynch, Robbie Coltrane, Warwick Davis, David Bradley, Matthew Lewis, Maggie Smith, Hero Fiennes Tiffin, David Thewlis, Natalia Tena, Mark Williams, Frank Dillane, Gemma Jones.

Duração: 153 min.

Trailer | Harry Potter and the Half-Blood Prince

Comments