Cinema Críticas

Crítica: Harry Potter and the Deathly Hallows: Part 2 (2011)

Harry Potter and the Deathly Hallows Part 2

CONTÉM SPOILERS DE HARRY POTTER AND THE DEATHLY HALLOWS: PART 2!

Chegou o confronto, o capítulo final, o derradeiro combate, Bem contra o Mal. Harry, Ron e Hermione precisam de encontrar os últimos Horcruxes para vulnerabilizar Voldemort. A guerra em Hogwarts tem início e é um dos maiores espetáculos visuais do cinema contemporâneo. Harry Potter and the Deathly Hallows: Part 2 é, como mencionei na crítica anterior, a componente “prática” deste exercício final dividido em dois. Não há descanso, não há momentos parados, a intensidade paira em todo o lado, ninguém está seguro.

Harry Potter and the Deathly Hallows Part 2

Há algo de bonito nesta divisão de partes da saga Harry Potter. Especialmente quando há uma equipa fenomenal que não deixa passar nenhum detalhe em vão. Pode não estar totalmente fiel ao material de origem, mas também não há problema. Para o showdown que nos presenteia, Harry Potter and the Deathly Hallows: Part 2 é uma autêntica explosão de tudo a todos os níveis. É barulhento, sangrento, repleto de magia, dor, sofrimento, alegria, plenitude… é tudo um consórcio, de facto, de magia. A magia do cinema é aquela que consegue provocar todos os sentimentos que necessitamos de sentir na pele quando o vemos. Magia essa que é muito especial e nos cria uma relação pessoal com algo que é ficção. Tal como as varinhas de Harry e Voldemort, é como se estivéssemos a ir ao encontro da nossa outra metade porque, nunca se esqueçam: “a vida imita a arte e a arte imita a vida”. Não me canso de repetir isto porque, de facto, é assim que a arte deve ser encarada e, quando cria raízes, torna-se um escape perfeito da vida.

Desde jovem que os livros de Harry Potter me ajudaram a encontrar o meu lugar mágico onde me pudesse refugiar do mundo (real) cruel que me rodeava. Sempre que as lágrimas escorriam pelo meu rosto por algum motivo intrínseco ao crescimento e à vida em si, Harry Potter era um raio de esperança. Uma forma de encontrar a minha força para encarar mais um dia com um pouco de alegria. O poder destas histórias é transcendente à fisicalidade do próprio ser humano. São histórias que captam o melhor e o pior de nós e fazem-nos viajar para um mundo fantasioso que, de fantasia nada tem, porque elas são sentimentos e emoções reais e “em carne e osso”.

Harry Potter and the Deathly Hallows Part 2
(L-r) DANIEL RADCLIFFE as Harry Potter and RALPH FIENNES as Lord Voldemort in Warner Bros. Pictures’ fantasy adventure “HARRY POTTER AND THE DEATHLY HALLOWS – PART 2,” a Warner Bros. Pictures release.

Harry Potter and the Deathly Hallows: Part 2 é tudo o que é palpável e visual de toda esta jornada que é… a vida. Todos somos um Harry Potter ou uma Hermione Granger ou um Ron Weasley ou um Neville Longbottom, a tentarmos encontrar o nosso lugar no mundo e na sociedade que nos rodeia. Todos temos um Horcrux perdido que nos faz recordar momentos menos bons e vamos conhecendo pessoas ao longo da vida que não são boas influências; todos temos uma serpente que vagueia nas nossas mentes e nos faz duvidar de quem somos e todos temos medo de algo que pensamos não conseguir alcançar ou superar. Somos humanos e a nossa magia é precisamente reerguermo-nos das cinzas como uma Fénix e enfrentar com coragem aquilo que mais receamos para que o dia se torne mais solarengo.

Portanto, esta mensagem é um agradecimento profundo a toda a equipa que nos trouxe o universo de Harry Potter and the Deathly Hallows: Part 2. Todo o esforço, quer das personagens, quer dos espectadores, foi mais que recompensado. E a maior de todas elas é perpetuar toda esta obra magnífica visualmente para que todas as gerações possam ver a sua imaginação com um bocadinho mais de magia.

Harry Potter and the Deathly Hallows Part 2

Leiam outras Críticas aqui.

Título: Harry Potter e os Talismãs da Morte: Parte 2

Título Original: Harry Potter and the Deathly Hallows: Part 2

Realização: David Yates

Elenco: Ralph Fiennes, Michael Gambon, Alan Rickman, Daniel Radcliffe, Rupert Grint, Emma Watson, Evanna Lynch, Domhnall Gleeson, Clémence Poésy, Warwick Davis, John Hurt, Helena Bonham Carter, Kelly Macdonald, Jason Isaacs, Helen McCrory, Tom Felton, Ciarán Hinds, Matthew Lewis, Jessie Cave, Freddie Stroma, Katie Leung, Bonnie Wright, Ralph Ineson, Maggie Smith, Jim Broadbent, Miriam Margolyes, Gemma Jones, George Harris, David Thewlis, Julie Walters, Mark Williams, James Phelps, Oliver Phelps, Chris Rankin, David Bradley, Guy Henry, Natalia Tena, Dave Legeno, Emma Thompson, Timothy Spall, Robbie Coltrane, Gary Oldman.

Duração: 130 min.

Trailer | Harry Potter and the Deathly Hallows: Part 2

Comments