Cinema Críticas

Crítica: 12 Hour Shift (2020)

12 hour shift

2020 tem sido um ano invulgar e, com ele, veio também o invulgar 12 Hour Shift. O filme centra-se num hospital, onde uma enfermeira toxicodependente tem um segundo “emprego” a arranjar orgãos para tráfico dos mesmos; num dos turnos desta enfermeira, o seu “negócio” dá para o torto e o hospital torna-se numa cena de crime.

12 Hour Shift conta com um elenco relativamente desconhecido, mas que se entrega de alma e coração a estas personagens peculiares; Angela Bettis principalmente faz um óptimo trabalho como enfermeira que está à beira de um esgotamento e cuja empatia esgotou definitivamente.

12 hour shift

Esta obra tem um plot que roça a insanidade, ainda por cima por se passar tudo num hospital, um sítio que deveria promover saúde. Pelo facto de se desenrolar durante o turno da noite, cuja palete de cores é depressiva e meia “alien“, torna o filme tão mais enigmático. Para além deste uso de cores, a banda sonora é igualmente bizarra, é algo que se ouviria em cânticos de igreja; o que ajuda imenso a estabelecer o tom desequilibrado deste filme.

12 Hour Shift tem uns toques de filme dos anos 80, e a caracterização da personagem de Chloe Farnworth, a “loira desmiolada”, é um dos pormenores nostálgicos mais fortes.

Com o passar do tempo, a história vai ficando cada vez mais excêntrica, o que, em raros momentos, chega ao exagerado, o que considero o único ponto fraco do filme.

12 hour shift

12 Hour Shift é uma obra completamente diferente do que se espera; é uma montanha-russa do início ao fim. É hilariante em certos momentos, e bastante gory noutros. Toca levemente em assuntos como o abandono dos doentes nos hospitais, e o burnout que estes profissionais de saúde sentem muitas vezes e não têm maneira de resolver. Esta obra pode ser um pouco incomum para muitos, no entanto é um tesourinho para quem mergulha de mente aberta.

Título: 12 Hour Shift

Título Original: 12 Hour Shift

Realização: Brea Grant

Elenco:  Angela BettisDavid ArquetteChloe Farnworth

Duração: 86 min.

Trailer | 12 Hour Shift

Comments