Cinema Críticas

Crítica: Harry Potter and the Chamber of Secrets (2002)

Harry Potter and the Chamber of Secrets

CONTÉM SPOILERS DE HARRY POTTER AND THE CHAMBER OF SECRETS!

Aqui estamos de volta com o segundo capítulo de uma das sagas mais famosas do planeta e ainda por cima perto do mês do Natal. Harry Potter and the Chamber of Secrets traz novas aventuras do feiticeiro mais célebre da História, que Ron e os seus irmãos resgatam de mais tirania dos terríveis Dursleys. Entretanto, Harry é visitado por um elfo doméstico adorável de nome Dobby, que o alerta de que não deve frequentar Hogwarts no presente ano letivo, pois a sua vida corre um risco tremendo. Mas Harry não pode abdicar de um ano de aprendizagem e, depois de perder o comboio por um estranho evento, Harry e Ron usam o carro voador do Weasley Sr. e viajam até Hogwarts onde bizarras mensagens escritas em sangue começam a surgir dizendo que a misteriosa Câmara dos Segredos foi novamente aberta. Corpos petrificados começam a aparecer nos corredores do castelo e cabe aos nossos três protagonistas desvendarem o seu mistério.

Harry Potter and the Chamber of Secrets

Harry Potter and the Chamber of Secrets continua o legado de Chris Columbus que, posteriormente, se afasta da realização. Um ato significativo para a saga, e porquê? Porque o capítulo que se segue é provavelmente o mais difícil de trazer para o ecrã porque começa a romper com o formato feito para um público infantil. Algo que Chris sabe bem que fugirá imenso da sua visão. Já Chamber of Secrets contém imagens que podem ferir suscetibilidades mas, tal como os livros, a saga começa a amadurecer, tal como as personagens e o perigo torna-se cada vez mais assustador e mortífero. Esta beleza literária de maturação do próprio enredo é também transposto para o cinema de forma brilhante. Há todo um foco na escrita de J.K. Rowling que se fixa no crescimento do próprio Harry e dos seus companheiros e na própria história, que vai ficando cada vez mais intensa e mais dramaticamente pesada.

O segundo capítulo permanece com os mesmos defeitos óbvios do filme que lhe antecedeu, mas há todo um crescimento dos próprios atores jovens que revelam estarem cada vez mais aptos para continuarem com o legado. A simbiose entre a imagem e toda a componente técnica continuam a trazer toda aquela nostalgia preciosa do seu lançamento. É como se estivesse a regressar a 2002 e a vê-lo novamente numa sala de cinema… e que saudades ir ao cinema, não?! Felizmente temos a Netflix para afogar as mágoas, ainda que não seja a mesma experiência. Mas Harry Potter and the Chamber of Secrets também é fascinante por incutir novas ideias para apimentar a ascensão do vilão Voldemort e traz consigo personagens frescas e relevantes para o fluxo dos eventos.

Harry Potter and the Chamber of Secrets

Mesmo continuando a ser algo infantilizado, Harry Potter and the Chamber of Secrets é um produto que respeita as suas origens e que reforça um humor subtil que assenta perfeitamente nos contextos e nas situações. Jamais me irei esquecer do mítico “Follow the spiders? Why couldn’t it be follow the butterflies?” que um Ron amedrontado profere assim que sabe que tem, literalmente, que seguir as aranhas. Para além disso, este segundo filme dá um destaque extraordinário a Hagrid (que é tão adoravelmente interpretado por Robbie Coltrane) e que o consagra como sendo uma das personagens mais relevantes, doces e corajosas de toda a saga. É um gesto bonito, que substitui a presunção de serem novamente os mesmos a levar os louros da vitória.

Portanto, vamos continuar a nossa saga e saborear estes momentos nostálgicos que todos conhecemos porque recordar, de facto é viver, e Harry Potter tem uma magia única que nos encanta a cada passo que dá.

Harry Potter and the Chamber of Secrets

Leiam outras Críticas aqui.

Título: Harry Potter e a Câmara dos Segredos

Título Original: Harry Potter and the Chamber of Secrets

Realização: Chris Columbus

Elenco: Daniel Radcliffe, Rupert Grint, Emma Watson, Fiona Shaw, Richard Griffiths, Harry Melling, Toby Jones, James Phelps, Oliver Phelps, Julie Walters, Bonnie Wright, Mark Williams, Chris Rankin, Tom Felton, Jason Isaacs, Robbie Coltrane, Kenneth Branagh, Matthew Lewis, David Bradley, Alan Rickman, Richard Harris, Maggie Smith, Miriam Margolyes, John Cleese.

Duração: 160 min.

Trailer | Harry Potter and the Chamber of Secrets

Comments