Cinema Críticas

Crítica: The New Mutants (2020)

The New Mutants Critica de Cinema

CONTÉM SPOILERS DE THE NEW MUTANTS!

Depois de um tempo de espera que nos baixou as espectativas, estreia finalmente The New Mutants, um filme centrado no universo dos X-Men e que conta com Maisie Williams e Anya Taylor-Joy no elenco. Danielle Moonstar é uma jovem que passou por uma tragédia recentemente e acorda numa instalação com mais quatro jovens mutantes que a aprisiona sem propriamente uma justificação. Assim que começam a suspeitar da médica que os observa e lida diariamente com os seus problemas, certos horrores do passado de cada um começam a emergir.

The New Mutants Critica de Cinema

The New Mutants é um filme infelizmente banal e que optou por seguir a via mais fácil para tentar trazer algo que, no universo dos X-Men, é relativamente novo. A coming of age story já é uma temática extremamente saturada em Hollywood e, por muito que fosse uma abordagem interessante para o universo em que se insere, The New Mutants não consegue trazê-la com garra ou elementos novos. Apesar da maioria das prestações serem aceitáveis, em especial as mencionadas anteriormente, a protagonista Blu Hunt não consegue segurar com credibilidade o seu papel. Onde o terror deveria assombrar e tornar-se um meio ambiente nesta atmosfera de mistério e trevas, é substituído por efeitos especiais práticos e pouco convincentes.

Isto torna The New Mutants baço e sem grande chama. As personagens são desenvolvidas às quatro pancadas, sem que o espectador tenha uma ideia ampla do sofrimento de cada um. Apenas os vemos a confrontar medos, receios e experiências traumáticas que não conseguem conquistar por não serem explorados com uma seriedade e narrativa mais elaborada. Se a intenção do realizador Josh Boone era fazer algo que se destacasse duma temática já cansada, podia muito bem beber de algumas influências como Buffy the Vampire Slayer; mas o resultado é precisamente aquilo que não deveria ser.

The New Mutants Critica de Cinema

Ainda que reconheça algum valor nas intenções, The New Mutants é demasiado superficial de uma temática que resultaria muito melhor se fosse tratada com um foco mais adulto. Não deixa de ter uma sequência ou outra engraçada e de incutir um novo conceito no já muito vasto mundo dos super-heróis, mas não consegue marcar pela diferença. Sentimos que já vimos estas histórias vezes e vezes sem conta, e que existem inúmeros filmes de adolescentes com poderes sobrenaturais que ainda não os sabem controlar… se não consegue divergir muito do que pretende, pelo menos Boone tinha a responsabilidade de se focar no elemento (que é, de certa forma, novo no género) de terror.

The New Mutants não assusta nem nos deixa on the edge of our seats. É apenas uma lição de moral que devemos enfrentar os nossos medos, como imensos filmes do género já o fazem… sejam eles bons ou menos bons. Portanto, The New Mutants não assenta propriamente em nenhum conceito inovador e torna-se um produto tão cliché quanto tantos outros.

The New Mutants Critica de Cinema

Leiam outras Críticas aqui.

Título: Os Novos Mutantes

Título Original: The New Mutants

Realização: Josh Boone

Elenco: Maisie Williams, Anya Taylor-Joy, Charlie Heaton, Alice Braga, Blu Hunt, Henry Zaga.

Duração: 94 min.

Trailer | The New Mutants

Comments