Mini-Reviews TV TV

Paranormal – Season Finale – 1ª Temporada

Paranormal Season Finale

CONTÉM SPOILERS DE PARANORMAL!

A primeira série egípcia da Netflix estreou ontem e é um caso interessante e diferente do que estamos habituados a ver. Baseada nos contos de Ahmed Khaled Tawfik (bastantes famosos no Egipto), Paranormal acompanha as histórias do hematólogo Dr. Rafaat Ismail que é um cético tremendo do mundo paranormal, mas este mundo parece que não o quer deixar, assim que uma visita espiritual do seu passado regressa para o atormentar. A sua crush de faculdade Maggie faz-lhe uma visita e, a partir de então, ambos precisam de resolver os enigmas destas visitas sobrenaturais para que cessem as mortes dos seus familiares e amigos.

Paranormal Season Finale

O MELHOR:

Paranormal é, de facto, um caso interessante e uma aposta ousada da Netflix.

É quase como que uma versão ligeiramente mais violenta de Goosebumps egípcia que tem os seus próprios encantos, ainda que não seja totalmente perfeita. Tem um protagonista estranho e, de alguma forma, cativante, com ensinamentos e filosofias particulares. As personagens, em geral, são boas e tornam a experiência de Paranormal bastante agradável.

A narrativa também adquire um formato diferente, já que mistura o procedural com a história contínua sem se atrapalhar totalmente na sua execução. A componente técnica é, quase toda, competente e as doses de mistério fazem com que o espectador fique investido durante as suas seis horas em tentar decifrar por si mesmo a sua conclusão.

A construção da história, que se vai interligando gradualmente, consiste numa pequena jovem de nome Shiraz que vai atormentando (seja no passado ou presente) a vida do protagonista que, desde pequeno, tem contacto com fantasmas, mas que ele próprio duvida. E, em torno deste fio condutor, Paranormal vai florescendo e criando uma história base, caminhando por trilhos ardilosos da mitologia libanesa. Nem tudo atinge o grau de competência que devia, mas Paranormal não deixa de entreter e ser uma história invulgar e que capta a curiosidade geral.

Paranormal Season Finale

O PIOR:

Para além de algumas personagens serem extremamente desdenhosas (especialmente a de Razane Jammal), Paranormal tem um problema em ser um pouco ambicioso demais para o que, de facto, deveria ser.

Isto porque ao misturar duas características divergentes da televisão faz com que a série procure elevar o seu orçamento quando, de facto, não o pode nem deve fazer. Há várias características que não encaixam e a experiência cai para um nível inferior. Para além disto, há incongruências fortes na história e o próprio protagonista (mesmo não sendo o típico do género de televisão que estamos habituados a ver e isso é bom) não consegue ter carisma suficiente para salvar a narrativa quando ela tropeça em si mesma.

No entanto, há toda uma oportunidade de melhorar aquilo que correu menos bem em Paranormal, caso a série seja renovada. E, para um começo no Médio Oriente, Paranormal é uma aposta bastante competente da Netflix, especialmente porque vai buscar algo icónico da cultura do povo egípcio e dá-lhe um toque mágico, mesmo que a magia não seja regular nem persistente em todos os episódios.

Paranormal Season Finale

Estado da Série: STAND-BY

Leiam outras Mini-Reviews aqui.

0 70 100 1
70%
Average Rating

Apesar de não seguir as convenções tradicionais da televisão, Paranormal é uma série cativante, ainda que tropece várias vezes nas incongruências da sua narrativa. No entanto, acaba por ser um mistério interessante para resolver.

  • 70%

Comments