Cinema Críticas

Crítica: The SpongeBob Movie: Sponge on the Run (2020)

The SpongeBob Movie: Sponge on the Run Crítica de Cinema

PODE CONTER SPOILERS DE THE SPONGEBOB MOVIE: SPONGE ON THE RUN!!!

A pandemia que se faz sentir em todo o mundo afetou imensas indústrias nas suas mais variadas formas. A indústria cinematográfica e televisiva também não foram imunes a essa tendência: blockbusters foram adiados; filmagens foram suspensas, por vezes indefinidamente; séries foram canceladas; e, claro, filmes substituíram as suas estreias nas salas de cinema pelos lançamentos nas mais variadas plataformas de streaming. E The SpongeBob Movie: Sponge on the Run, a terceira aventura da famosa esponja da Nickelodeon no grande ecrã, é um desses casos, tendo chegado hoje à Netflix em territórios internacionais!

Quando Gary desaparece misteriosamente, SpongeBob, juntamente com o seu melhor amigo Patrick, embarcam numa jornada épica em busca do caracol.

Tal como muita gente da minha idade atual, cresci a ligar a televisão nos fins de semana e deliciava-me a ver as peripécias em que SpongeBob e Patrick se metiam. São boas memórias que, atualmente, já não possuem o espaço necessário (muito por deixar de ver a série, mesmo na sua jornada atual), mas sempre deu para algumas gargalhadas. E é esse o espírito que é capturado neste Sponge on the Run.

O que salta logo à vista é a transição da animação tradicional em 2D (que se mantém no formato televisivo) para a animação em 3D na sua totalidade (tirando uma sequência híbrida a meio do filme), e embora custe a habituar de início, é bom ver que, mesmo com o grafismo obtido através da animação digital, existe uma espécie de nostalgia nas expressões exageradas das personagens ou outros pequenos detalhes que agradarão aos fãs da série.

Essa homenagem não se limita apenas na animação em si; extende-se à equipa que tornou este filme possível. Tim Hill, que trabalhou na série desde a sua criação como produtor e escritor, traz consigo a sua experiência e traz-nos uma aventura tipicamente de SpongeBob SquarePants de antigamente: louca, mas igualmente tocante. Ajuda também que o seu tom é suficientemente simples para as crianças seguirem com atenção, mas com alguns detalhes que certamente não passarão despercebidos para a camada mais adulta.

E no que refere a veteranos, Hill não é o único que tem o seu regresso, uma vez que o elenco principal da série está de volta para esta aventura. Literalmente: Tom Kenny (SpongeBob), Bill Fagerbakke (Patrick), Clancy Brown (Mr. Krabs), Mr. Lawrence (Plankton), Rodger Bumpass (Squidward) e Carolyn Lawrence (Sandy) regressam da televisão para o grande ecrã. A eles juntam-se também alguns nomes sólidos da indústria, tais como Matt Berry (o Lazlo da série What We Do in the Shadows), Keanu Reeves, Awkwafina, Tiffany Haddish ou Danny Trejo (o Snoop Dogg também tem direito a um breve cameo!). Portanto, no que refer a poder das suas estrelas, Sponge on the Run é um elenco que reúne vozes conhecidas com cameos surpreendentes de várias celebridades.

A narrativa do filme pode ser simples e direta, mas não deixa de ser um tanto ou quanto familiar (no que toca aos típicos road trip movies) e previsível. Possui também alguns momentos que simplesmente servem para preencher a duração do filme, dando a ideia de se tornar um pouco mais curto com a sua ausência (a sequência híbrida deixa-me, portanto, com sentimentos mistos por causa disso mesmo: é desnecessário, mas não deixa de ser hilariante ao estilo de SpongeBob SquarePants). O filme ainda mais longe ao apresentar-nos sequências que, com certeza, servem como tease de um dos spin-offs confirmados da série. A sua mensagem é também simples, mas honestamente, não é necessariamente uma que seja relativamente nova.

Posto isto, The SpongeBob Movie: Sponge on the Run é um filme simples e direto, que dá prioridade ao entretenimento a miúdos e graúdos. Pode não ser novo nos seus temas, mas em tempos de crise, é precisamente de algo mais leve e alegre que estamos a precisar. O falecido Stephen Hillenburg ficaria orgulhoso deste esforço cinematográfico.

Podem ler outras Críticas aqui.

Título: SpongeBob: Esponja em Missão

Título Original: The SpongeBob Movie: Sponge on the Run

Realização: Tim Hill

Elenco: Tom Kenny, Bill Fagerbakke, Clancy Brown, Rodger Bumpass, Carolyn Lawrence, Mr. Lawrence, Awkwafina, Reggie Watts, Jill Talley, Matt Berry, Keanu Reeves, Danny Trejo, Tiffany Haddish, Snoop Dogg

Duração: 91 minutos

Trailer | The SpongeBob Movie: Sponge on the Run

Comments