Cinema Críticas

Crítica: The Arrival (1996)

The Arrival Critica de Cinema

CONTÉM SPOILERS DE THE ARRIVAL!

Ao vasculhar o catálogo da Netflix, deparei-me com este The Arrival, o thriller de ficção científica de 1996 (e que inspirou certamente o filme mais recente de Denis Villeneuve) e que se foca num astrónomo temperamental, de nome Zane, que ao descobrir uma frequência alienígena, é misteriosamente despedido, até que descobre que os forasteiros de outro planeta já se encontram no nosso meio e estão a todo o custo a impedir que Zane desvende a sua localização.

The Arrival Critica de Cinema

The Arrival é um filme singelo, da autoria de David Twohy, que conhecem certamente dos filmes de Riddick, com Vin Diesel. A paixão pela ficção científica é notória do realizador, ainda que The Arrival não consiga ser mais icónico do que, na verdade, é. No entanto, é um entretenimento agradável, com uma prestação divertida de Charlie Sheen e com uma mensagem algo alarmante face às mudanças climáticas (que já nos anos 90 se agravavam ainda mais). Não é propriamente um filme que prime por uma história elaborada ou sequências de ação de cortar a respiração, mas tem o ritmo certo e a dose de mistério necessária para nos manter investidos.

Mesmo que, de alguma forma, o charme dos anos 90 ajude The Arrival a ter o seu próprio carisma, não há muito para fugir da temática em questão. É aquele típico thriller de aliens que têm más intenções assim que chegam ao nosso planeta e blá blá blá… mas The Arrival tem ainda uns truquezinhos para revelar ao público, com um twist engraçado aqui e acolá. É pena também que a maioria das personagens secundárias sejam tratadas como adorno e não têm um papel mais significativo no enredo.

The Arrival Critica de Cinema

Mas, lá está, é difícil negar que o filme entretém do início ao fim e muito se deve ao facto de Sheen veicular a sua personalidade cómico-neurótica que ajuda The Arrival a não se prender a uma ideia demasiado séria. Isto faz com que o filme consiga perceber as suas falhas e brincar de forma não prejudicial. Portanto, se têm saudades de um filme de aliens porreiro, com aqueles clichés que já conhecem, mas que vos atraem sempre, então The Arrival irá preencher-vos as medidas.

Leiam outras Críticas aqui.

Título: Eles Chegaram

Título Original: The Arrival

Realização: David Twohy

Elenco: Charlie Sheen, Teri Polo, Lindsay Crouse, Richard Schiff, Ron Silver, Leon Rippy.

Duração: 115 min.

Trailer | The Arrival

Comments