Cinema Críticas

Crítica: The Score (2001)

The Score Critica de Cinema

CONTÉM SPOILERS DE THE SCORE!

Voltando aos clássicos que ficaram por ver, esta semana temos uma crítica ao thriller de ação que junta Robert De Niro e Edward Norton: The Score. The Score é um filme subvalorizado, de facto. E porquê? Porque conjuga o talento de um cineasta promissor, juntamente com estrelas que assentam que nem uma luva nos papéis que lhes foram entregues. Nick é um ladrão profissional que faz o seu último assalto e decide reformar-se; no entanto, o seu amigo de longa data Max insiste para que ele faça um último assalto e que trabalhe juntamente com um jovem talentoso mas com comportamento imprevisível.

The Score Critica de Cinema

The Score é um daqueles filmes que nos conquista verdadeiramente pela forma como trabalha as suas personagens. De Niro mantém a sua expressividade única e misteriosa, e Norton é tão magnífico que é quase um crime não lhe ter dado um Óscar por esta altura… ao lado destes também temos Marlon Brando, o ícone que deu vida a Don Corleone em The Godfather. A verdade é que a sopa que The Score cozinha, retira o melhor que estes atores têm para oferecer à 7ª arte. O contraste entre a experiência e a impulsividade jovem é como temperar esta sopa da melhor forma possível.

Claro que há certas falhas, especialmente a forma como utilizam a personagem de Angela Bassett como mero adorno narrativo, mas The Score é aquele assalto old school que todos gostam porque utiliza os seus atores em situações difíceis. Especialmente Edward Norton, que encontra aqui mais um papel icónico. Mesmo que The Score não precise de uma técnica de filmagem inovadora, é um filme que se desprende de convencionalismos e apoia-se inteiramente na dinâmica dos seus atores e traz uma adrenalina significativa com o argumento palpitante e situações de incrível nervosismo.

The Score Critica de Cinema

 

Na banda-sonora temos o icónico Howard Shore, que no ano em questão, também conduziu a orquestra mais memorável do cinema: The Lord of the Rings. E, portanto, este conjunto de veteranos, torna The Score um filme imperdível e que não desilude em entregar uma seriedade especial a um filme de temática já fatigada e cliché. Há ainda determinadas pérolas que nos fazem acreditar que o cinema de culto vai para além do seu enredo e encontra conforto na dedicação dos seus performers. E isso é também uma componente magnífica e que, quando trabalhada com mestria, proporciona um resultado maravilhoso.

Leiam outras Críticas aqui.

Título: Sem Saída

Título Original: The Score

Realização: Frank Oz

Elenco: Robert De Niro, Edward Norton, Marlon Brando, Angela Bassett, Gary Farmer.

Duração: 124 min.

Trailer | The Score

Comments