Cinema Críticas

Crítica: My Octopus Teacher (2020)

My Octopus Teacher Critica de Cinema

CONTÉM SPOILERS DE MY OCTOPUS TEACHER!

Muito provavelmente o candidato ao Óscar de Melhor Documentário da Netflix deste ano será My Octopus Teacher. Esta é a história de Craig Foster, um operador de câmara, que forja uma pouco usual ligação com um polvo que, após mergulhar diariamente nas águas perigosas do Cabo das Tormentas, começa a mostrar a Craig o seu mundo, os perigos que lá habitam e a conhecer a maravilha que é o oceano selvagem.

My Octopus Teacher Critica de Cinema

My Octopus Teacher é uma fábula contemporânea de visualização obrigatória. É um conto de como o meio selvagem pode ajudar-nos a superar questões problemáticas da nossa própria existência, ao passo que nos revela todo um mundo novo por explorar e de que forma todo ele está interligado. A narração do próprio Craig é deliciosamente eficaz, como que se se tratasse de um conto-de-fadas trágico e moralmente enriquecedor. A ligação com este povo fêmea e de descobrir as suas extraordinárias capacidades de sobrevivência, torna Craig mais humilde. E, para além disto, força-o a entender que a nossa relação com o mundo natural não é tão diferente de como nós, seres humanos, nos relacionamos enquanto sociedade.

São ensinamentos magníficos, capazes de nos causar uma estranha e invulgar sensação introspetiva. A verdade é que muitos que irão ver My Octopus Teacher não o verão totalmente pela obra rica que é. É um documentário filmado com um profissionalismo exímio e destemido. Mergulhar todos os dias para acompanhar a história de um ser vivo durante quase um ano, sem equipamento de mergulho intrusivo para não incomodar o meio em redor e para criar uma ligação ainda mais íntima com a floresta de kelp (uma alga que cresce até atingir proporções gigantescas) é, de facto, algo mágico e revela uma dedicação fora de série.

My Octopus Teacher Critica de Cinema

A vida deste polvo é feita de muitos avanços e recuos, tal como as marés turbulentas do mar que envolve a sua casa. Mas, num meio em que perder a vida está ao virar da esquina, as estratégias de sobrevivência são extraordinariamente complexas, seja em termos de procurar alimento ou de escapar de predadores. A inteligência do polvo (que friamente colocamos no nosso prato e nem nos preocupamos de onde é proveniente) é um feito admirável da natureza. Tanto que, de alguma forma, não o vemos como um polvo, mas sim como um ser vivo com consciência, espírito e graciosidade. Há todo um respeito que floresce dentro de nós por esta criatura que tão abruptamente removemos do oceano para nosso próprio proveito…

Ainda conhecemos muito pouco do meio selvagem e ele está continuamente a desaparecer… histórias como as de Craig Foster são essenciais para ainda haver uma réstia de esperança em os salvarmos e, talvez, mais ligações tão especiais como estas surjam para nos tornar, enquanto seres humanos, mais humildes e respeitadores dos oceanos e dos habitantes que nele habitam.

My Octopus Teacher Critica de Cinema

Leiam outras Críticas aqui.

Título: A Sabedoria do Polvo

Título Original: My Octopus Teacher

Realização: Pippa Ehrlich & James Reed

Duração: 85 min.

Trailer | My Octopus Teacher

Comments