Anime TV

Blood of Zeus – Season Finale – 1ª Temporada

Blood of Zeus Season Finale

CONTÉM SPOILERS DE BLOOD OF ZEUS!

Depois do sucesso de Castlevania, a Netflix decidiu trazer uma narrativa focada nos deuses da mitologia grega no registo de anime. Depois de se aventurarem neste género no filme Immortals (que na minha modesta opinião tornou-se num guilty pleasure), os irmãos Parlapanides (Charley e Vlas) melhoraram a sua construção narrativa e, acima de tudo, tiraram proveito dos limites do tipo de animação para poderem ampliar a quantidade de violência explícita. Blood of Zeus é uma animação soberba em termos argumentativos, ainda que exista algo de exagerado na sua composição. Ainda assim, é altamente recomendável, não só aos fãs do anime, como para os que apreciam a mitologia grega e se deliciam com os twists que ainda podem ser possíveis de concretizar dentro dela.

Blood of Zeus Season Finale

O MELHOR:

Blood of Zeus é maravilhoso, como acima referido, pelo aproveitamento da mitologia em que se insere.

A série trabalha a sua história num registo como as conhecemos. Tal como Hercules, a história de Heron é extremamente envolvente. Heron é um plebeu que descobre que tem descendência de Zeus e os seus problemas só se agravam quando um grupo de demónios ameaça a sua aldeia. Para não revelar demasiado (pelo menos até ao ponto negativo da série), prefiro manter-me sucinto e dizer-vos que o desenrolar da história é caracterizado pelas constantes “tragédias gregas” e que nos deixam investidos a longo prazo.

É também importante que, para além do argumento trabalhar o desenrolar de eventos de forma hábil, também trabalha as personagens de maneira bastante competente no seu geral. Nunca algo fica ao abandono e estamos sistematicamente a tentar compreender as motivações das mesmas, sejam elas condenáveis ou não. Há também todo um complexo divino que é trabalhado com pesquisa e, portanto, Blood of Zeus não é feito ao acaso ou entra em explicações “do século XXI” para “modernizar” a sua narrativa.

Outra questão que ajuda a série a chegar ao patamar a que chegou é o facto de ter poucos episódios de curta duração. Isto faz com que não se disperse naquilo que pretende ilustrar. Há muito pouco humor básico (tirando um momento aqui e acolá) e esta seriedade com que é levada a história torna-a credível, mesmo sediada num meio de fantasia. A verdade é que há toda uma grande quantidade de fãs que vai encontrar em Blood of Zeus a sua próxima obsessão. Todas as personagens e até mesmo a animação encaixam perfeitamente no registo e transportam-nos para um mundo “novo” onde o perigo é mais realista do que pensamos.

Blood of Zeus Season Finale

O PIOR:

O grande senão desta nova aventura recai um pouco sobre o retrato de Zeus e, perdoem-me os spoilers, mas é impossível não referir isto.

A história de Blood of Zeus é, de facto, cativante, mas se pensarmos um pouco no mote que a despoletou, percebemos que é algo cliché e um pouco insultuoso de certa forma. Mais propriamente porque Zeus didn’t kept it in his pants… se é que me percebem. Há um machismo tóxico que está inerente à personagem e a sua “desculpabilização” chega de forma tardia e acaba por nos iludir um pouco com o seu ar aparentemente sensato. A personagem tem consciência dos seus atos mas prefere manter-se orgulhoso dos mesmos até que entende que, de facto, todo este processo conduziu à drástica conclusão a que chegou.

Apesar de ter noção de que a personagem é um deus e que “os deuses fazem o que quiserem” e que os “seres humanos são seres inferiores e facilmente manipuláveis”, não deixo de nutrir fraca empatia pela conduta da personagem. A série acaba por ceder aos exageros das consequências dos atos do próprio Zeus e, embora consiga ser extremamente cativante, perde um pouco de credibilidade. A componente melodramática acaba por tomar as rédeas e o desamor entre Zeus e Hera torna-se ridiculamente tóxico. Mas, opiniões pessoais à parte desta questão, Blood of Zeus é uma aventura que vai deliciar os fãs e que promete continuar a melhorar em futuras e eventuais temporadas.

Estado da Série: STAND-BY

Leiam outras Mini-Reviews aqui.

0 85 100 1

85%
Average Rating

Blood of Zeus é despoletada por um enredo melodramático, mas mantém-se cativante por explorar bem as personagens e por respeitar a mitologia grega.

  • 85%

Comments