Mini-Reviews TV TV

Big Cats – Series Finale – 1ª Temporada

Big Cats Series Finale

CONTÉM SPOILERS DE BIG CATS!

Como já estão familiarizados, sou um aficionado pelos documentários de vida selvagem da BBC. Sou um entusiasta do meio selvagem e da necessidade urgente de o proteger. Portanto, esta mini-review não irá seguir o padrão normal depois de um exaustivo serão de séries humanas para vos trazer o conteúdo mais fresco das 7ª e 8ª artes (sendo, para mim, a televisão). Não temos Sir David Attenborough nesta viagem pelos felídeos do planeta; no seu lugar, o ator Bertie Cavel faz o possível para criar uma simbiose entre narração e imagem.

Big Cats Series Finale

Big Cats não é, de todo, o melhor dos documentários da BBC. É demasiado curto e poderia expandir para muito mais, já que os episódios são ocupados durante 15 minutos pela proeza dos técnicos em filmar estes elusivos felinos. Com mais de 40 espécies, todos eles mereciam ser trazidos a um horizonte como os que vigoram maioritariamente nos episódios. No entanto, não posso dizer que não compreendo. Conseguir imagens destes animais é algo que, tem tanto de artístico, como de difícil, já que as equipas de filmagens têm de se sujeitar a condições sobre ou sub humanas para nos trazer alguns clipes. E o meio natural, para além de exigentes técnicas de filmagem, não deve ser incomodado por muito tempo.

Em três capítulos, Big Cats conta a história de alguns dos mais impressionantes felinos do planeta, sejam eles grandes ou pequenos… talvez o título devesse ser mesmo Earth’s Cats. Mas o título, no fundo, não é importante. Desde o esquivo Tigre da Sibéria, ao encantador leão dos desertos, à rápida chita, ao ágil serval, passando pelo adorável Gato-de-Pallas até ao mais pequeno e adorável gato-ferrugem-pintado. Todos eles são essenciais para o nosso planeta e as suas histórias são maravilhosas e está na altura de lhe darmos a atenção devida para os proteger da nossa enorme e descontrolada pegada sobre os seus territórios. Há imagens únicas e preciosas neste Big Cats. Eventos que jamais haviam sido filmados até aos dias de hoje. Não consegui resistir a uns momentos de fofura com uns, momentos de tensão com outros mas há algo que os une: o encanto por estes seres vivos tão únicos e tão especiais.

Big Cats Series Finale

Os felinos são extraordinários e Big Cats foca-se imenso (ainda que só em determinados casos) nos seus comportamentos diários de caça, na forma como educam as suas crias e, acima de tudo, na sua perspicácia para tirarem proveito do meio que os rodeia. É incrível como breves momentos de vídeo podem ensinar tanto em tão pouco tempo e de nos revelar tantas espécies que desconhecíamos até então. Estou absolutamente rendido, ainda que algo entristecido por ser por tão pouco tempo. A BBC é única e os envolvidos em Big Cats são profissionais dedicados e pacientes que, com nova tecnologia, nos trazem as mais belas imagens (nos mais belos cenários) destes animais majestosos.

Por muito que reconheça que Big Cats acaba por ser apressado, não deixo de sentir um enorme apreço, respeito e valor por todas as proezas de filmagem que a série exigiu dos envolvidos, para além de capturarem comportamentos que desconhecia totalmente das espécies em questão. Nutri todo o tipo de emoções e fiquei boquiaberto imensas vezes… é um golpe de sorte estar no sítio certo à hora certa com o equipamento certo.

Big Cats Series Finale

No seu último episódio, Big Cats revela precisamente os avanços tecnológicos que estão a permitir conservar, lutar por e estudar estes animais tão elusivos e tão difíceis de encontrar. Para além disto, fiquei tão mas tão curioso com o fantasmagórico e ainda tão pouco conhecido gato-vermelho das selvas do Bornéu… só existem apenas dois vídeos do mesmo no mundo! E um deles aparece em Big Cats… é tão único, tão especial, que emocionaria qualquer pessoa. E agora vem a parte chata de falarmos sobre preservação e, como o planeta está, não tarda muito, todos estes seres que nos fascinam, deixarão de existir se não tomarmos uma atitude urgente de mudança… para isso, informem-se, consumam mais destas séries e filmes que vos ajudam a entender o nosso impacto no meio ambiente e na vida selvagem. Desde a carta visual de Sir David Attenborough: A Life on Our Planet, passando por todas as suas narrações icónicas como Planet Earth, Planet Earth II, Blue Planet II, Dynasties, Our Planet, ou até mesmo registos não da BBC ou não-narrados-pelo-ícone como Dominion, Earthlings, Serengeti, The Hidden Kingdoms of China, The Elephant Queen, Sea of Shadow, The Ivory Game, Dolphin Reef, Primates, Earth’s Great Rivers e por aí fora… há tanto por onde pegarem e estarem mais familiarizados com o meio natural. Não permaneçam na ignorância, já não há desculpa para isso.

Big Cats Series Finale

Estado da Série: TERMINADA

Leiam outras Mini-Reviews aqui.

0 93 100 1
93%
Average Rating

Big Cats é mais uma epopeia magnífica da BBC que, embora muito curtinha, tem imagens únicas e preciosas e pode ajudar, mais uma vez, a apelar à necessidade de preservação do público geral.

  • 93%

Comments