Cinema Críticas

Crítica: Friendsgiving (2020)

Friendsgiving Critica de Cinema

CONTÉM SPOILERS DE FRIENDSGIVING!

Com um título não-muito-original, Friendsgiving é aquela comédia básica que acompanha um grupo de amigas que decidem fazer um jantar de Thanksgiving enquanto resolvem algumas circunstâncias das suas amizades e vidas durante o mesmo. Com um elenco vasto e competente, embora não seja nada de extraordinário, Friendsgiving não deixa de ter algumas características divertidas.

Friendsgiving Critica de Cinema

O argumento e realização de Nicol Paone falham em conseguir trazer o mesmo charme e carisma a todas as personagens que, de alguma forma, poderiam mudar o curso do filme. Há um óbvio destaque para as personagens de Malin Akerman e Kat Dennings que são, de facto, o melhor que Friendsgiving tem para nos trazer. Ambas estão engraçadas nos seus registos próprios e as nuances que envolvem as suas personalidades vincadas tornam-se o epicentro da narrativa. O próprio humor consegue, de alguma forma, conquistar-nos e ainda conseguimos esboçar alguns sorrisos marotos e dar umas gargalhadas genuínas.

Mesmo que não seja nada de extravagante, Friendsgiving consegue articular a sua vasta quantidade de personagens e dar-lhes um toque específico para que o espectador se delicie com os clichés de uma maneira divertida, sem prejudicar o fluxo da história. No entanto, não passa disto. E Friendsgiving acaba por não conseguir tornar-se algo melhor por não explorar melhor as suas capacidades enquanto produto artístico. Deveria haver cuidado na maneira como expõe as personagens e dando-lhes algumas camadas de enredo mais significativas. A sensação que o filme quer transmitir é que há muita “vida” para além de Molly e Abby (as duas protagonistas), mas a verdade é que todas as restantes personagens são ornamentais e sem qualquer tipo de relevo.

Friendsgiving Critica de Cinema

Por muito que consigamos criar empatia com o tipo de humor que é explorado no filme, Friendsgiving torna-se banal precisamente por não criar mais momentos divertidos e perde-se em piadas que não surtem efeito. Ainda assim, não deixa de ser um serão agradável, mesmo que seja meramente isso. Por vezes a simplicidade é o melhor caminho, noutros há que trabalhar um pouco mais para marcar pela diferença. É como referi em The Broken Hearts Gallery, que nem tudo o que é cliché é mau, se se souber dar uma reviravolta engraçada numa temática já banalizada no grande ecrã.

Leiam outras Críticas aqui.

Título: Dia de Ação de Graças entre Amigos

Título Original: Friendsgiving

Realização: Nicol Paone

Elenco: Malin Akerman, Kat Dennings, Jack Donnelly, Aisha Tyler, Jane Seymour, Deon Cole, Ryan Hansen, Chelsea Peretti, Christine Taylor.

Duração: 95 min.

Trailer | Friendsgiving

Comments