Cinema Críticas

Crítica: Bad Hair (2020)

Bad Hair Critica de Cinema

CONTÉM SPOILERS DE BAD HAIR!

O criador de Dear White People volta agora com uma comédia de terror que se foca em… cabelo assassino! Sim, leram bem! Bad Hair conta a história de Anna, uma aspirante a produtora musical, que numa tentativa de subir na carreira decide mudar de estilo de penteado, mas o seu cabelo tem outras intenções…

Bad Hair Critica de Cinema

Bad Hair é um daqueles produtos ambíguos onde o cineasta procura atingir determinadas aspirações através de um enredo aparentemente lunático e sem nexo. Justin Simien é um realizador (e argumentista) pouco convencional e é necessário procurar as referências nas entrelinhas das suas histórias para reter alguma informação importante. Em Bad Hair há todo um trabalho racial de ascensão de carreira que impressionantemente é ainda relevante nos dias que correm. É também uma tentativa de ridicularizar um sistema tóxico dentro de uma indústria que é vista sempre como idílica pela população em geral.

Mas as intenções de Simien são deitadas por terra quando a narrativa começa a ser demasiado ridícula para o gosto geral. Bad Hair pode ter intenções e objetivos vincados, mas a sua execução leva-o a tornar-se um filme que não sabe bem onde quer assentar. O tom cómico e a explicação que dão ao “cabelo assassino” é pouco credível e substancial, para além de prestações algo idióticas por parte da maioria do elenco. A protagonista Elle Lorraine é uma delas, não conseguindo conduzir o filme com uma prestação credível e a inclusão de cameos ou pequenos papéis de celebridades de Hollywood só ajudam a que o filme se torne ainda mais pobre. Kelly Rowland, Lena Waithe, Blair Underwood, Laverne Cox, entre outros, compõem o restante elenco de Bad Hair, mas as suas personagens não têm uma exploração devida.

Bad Hair Critica de CinemaLa

O espectador nunca chega a saber a certo ponto o que motiva a narrativa da história porque, se se focasse inteiramente nas ambições profissionais, então Bad Hair não necessitaria de tanta duração. Bastava uma curta-metragem com um toque de humor negro e funcionaria lindamente. O maior problema é que Bad Hair procura incessantemente tornar-se algo maior do que o que devia para se manter minimamente divertido e interessante. Em vez disso, torna-se aborrecido, pouco coerente e, infelizmente, o humor deixa de atingir a certo ponto. A componente de horror por ser tão mal abordada, e uns efeitos visuais penosos, levam esta sátira a fazer ricochete em si mesma.

Empobrecido pelas decisões de argumento e realização, Bad Hair não irá ficar na memória nem irá conquistar fãs de terror ou de comédia porque, mesmo tendo uma mensagem social interessante por trás, tem preocupações maiores a longo prazo que não deveria ter.

Bad Hair Critica de Cinema

Leiam outras Críticas aqui.

Título: Cabelo Assassino

Título Original: Bad Hair

Realização: Justin Simien

Elenco: Elle Lorraine, Jay Pharoah, James Van Der Beek, Lena Waithe, Judith Scott, Vanessa Williams, Kelly Rowland, Usher, Blair Underwood, Michelle Hurd, DeRon Horton.

Duração: 102 min.

Trailer | Bad Hair

Comments