Mini-Reviews TV TV

Unsolved Mysteries – Season Finale – 1ª Temporada

Unsolved Mysteries Season Finale

CONTÉM SPOILERS DE UNSOLVED MYSTERIES!

A série documental mais cobiçada da Netflix atualmente está de regresso com novos casos macabros e vamos variando entre contacto com espíritos, até desaparecimentos sem motivo e homicídios bizarros. Unsolved Mysteries continua a entreter mas continua também a cometer os mesmos erros, tornando-se pouco credível e pouco interessante por tratar os casos com uma leveza sem estudo.

Unsolved Mysteries Season Finale

O MELHOR:

É claro que a fórmula de Unsolved Mysteries é bastante atraente para quem gosta de teorizar e especular o que terá acontecido nos casos que vai vendo.

Há sempre um ou outro que, por mais estranho que pareça, nos fica na memória e não deixamos de sentir curiosidade em pesquisar sobre os mesmos. O episódio final Stolen Kids, Death Row Fugitive e A Death is Oslo são certamente aqueles que suscitam mais vontade e que respeitam e alimentam a fórmula característica de Unsolved Mysteries. Casos reais, problemáticos, com fundamento na realidade e que, de alguma forma, são diretos e preocupados em serem resolvidos organicamente e de suposições lógicas. O mesmo não se pode dizer dos restantes episódios, mas já lá vamos…

Unsolved Mysteries entrega episódios curtinhos o que, por um lado é bom, mas por outro sente-se que há pouco material disponível e que a equipa não se esforça em ajudar verdadeiramente as famílias que tanto filma e entrevista. Mas claro, isto está intrinsecamente ligado ao fator entretenimento embelezado pela boa intenção de querer ajudar ao expor o caso a um vasto número de pessoas. A verdade é que, mesmo se ame ou se odeie, Unsolved Mysteries tem um appeal muito cativante aos aficionados por mistérios não-resolvidos e consegue entreter durante a sua curta duração, mesmo que a certa altura o espectador começa a questionar a própria inteligência das pessoas que investigam os casos.

É um passo difícil, mas grande parte destes casos poderiam ser facilmente resolvidos se houvesse um melhor trabalho de investigação. Mas quer seja a nossa opinião pessoal sobre eles, o importante é que Unsolved Mysteries continua a entreter mas precisa urgentemente de definir uma linha sobre o tipo de casos que quer contar porque, de facto, os episódios com foco sobrenatural estragam um pouco a estrutura episódica da série.

Unsolved Mysteries Season Finale
Unsolved Mysteries

O PIOR:

É precisamente isto que é o maior inimigo de Unsolved Mysteries.

A tentativa de incluir aspetos sobrenaturais ou de uma ficção científica duma galáxia muito muito distante removem-lhe completamente a sua seriedade prática. Se no primeiro lote de episódios os UFOs tornaram-se complicados de digerir, então aqui, uma viagem ao Japão para lidar com o luto dos sobreviventes de um devastador tsunami que são visitados pelos fantasmas dos entes queridos que perderam durante o mesmo, acaba por cortar com a estrutura e seriedade de Unsolved Mysteries.

Há aqui que separar as águas, quer sejamos espirituais ou acreditemos em teorias alienígenas, quer sejamos céticos. São eventos completamente distintos de crimes sediados na nossa vivência quotidiana e que, de alguma forma, são inexplicados pelas autoridades que foram consideradas responsáveis por as resolver. Suicídios misteriosos, homicídios inexplicáveis, desaparecimentos out of the blue e sem deixar rasto, compõem a maioria dos episódios e definem a série na sua totalidade; incluir a cultura espiritual japonesa ou colocar superstições em torno de naves espaciais que desceram à Terra não é, de todo, algo correto. Aliás, sente-se que são episódios que estão lá mais para satirizar a coisa do que respeitar e Unsolved Mysteries não procura apelar à veia cómica, mas sim procurar soluções para os seus próprios mistérios.

É este desrespeito que Unsolved Mysteries precisa de ultrapassar se quer ser uma série digna e com uma estrutura bem definida, ou então irá ser, para sempre, algo genérico e pouco fundamentado como muitas que já existem no panorama televisivo atual.

Unsolved Mysteries Season Finale

Estado da Série: STAND-BY

Leiam a nossa Mini-Review anterior de Unsolved Mysteries aqui.

0 56 100 1

56%
Average Rating

Unsolved Mysteries continua a manter a sua fórmula interessante nos casos de fundamento real, mas espalha-se completamente quando se foca em temáticas sobrenaturais.

  • 56%

Comments