Cinema Críticas

Crítica: Las Tres Muertes de Marisela Escobedo (2020)

Las Tres Muertes de Marisel Escobedo Critica de Cinema

CONTÉM SPOILERS DE LAS TRES MUERTES DE MARISELA ESCOBEDO!

Há pessoas inspiradoras neste mundo. Pessoas que lutam pela justiça, pessoas que não têm medo de enfrentar o pior dos cenários em busca da verdade; pessoas que sofrem consequências porque o sistema não as consegue proteger. Conheçam Marisela Escobedo e a sua triste história… Rubí é uma das suas filhas e, muito jovem, foi morar com o seu namorado que a assassinou friamente. Ele foi absolvido das suas acusações após ter admitido, em pleno tribunal, que tinha sido culpado. Marisela entra assim em modo de revolta e marcha contra o sistema judicial mexicano, mas as coisas começam a complicar-se, assim que o ex-companheiro e assassino da sua filha se alia a um cartel.

Las Tres Muertes de Marisel Escobedo Critica de Cinema

Las Tres Muertes de Marisela Escobedo é um documentário poderoso e que conta uma realidade trágica com tons de choque e injustiça. É algo que ultimamente tem faltado ao género: alma. Este é um registo que não deixa de parte nenhum aspeto menos importante e utiliza as entrevistas e as imagens de arquivo nos momentos certos, transportando-nos para o âmago do sofrimento e da dor dos intervenientes. Isto é cinema poderoso! Os true crimes da Netflix têm crescido no seu geral e tornaram-se produtos que vão para além de proporcionar entretenimento. Há aqui respeito pelas vítimas e pela verdade.

Histórias que nos marcam são histórias que valem a pena serem contadas e a de Marisela é uma que vale muito a pena. Em termos de filmagem, Las Tres Muertes de Marisela Escobedo está estruturado de forma simples, mas vai havendo um crescendo de eventos até que o espectador fica incapaz de não reagir ao que está a ver. Para além disto, o documentário expõe verdades que tocam na ferida de algumas organizações criminosas, para além de desvendar os maiores podres do governo mexicano. Portanto, para além de cinema com alma, Las Tres Muertes de Marisela Escobedo é um filme corajoso por si próprio.

Las Tres Muertes de Marisel Escobedo Critica de Cinema

A verdade é que vivemos numa era em que o mundo deveria ter mudado; muitos dos problemas que ainda acontecem já não deveriam, por esta altura, acontecer. Estamos a falar de feminicídio e não é só no México que decorre. O que está a ser feito para o travar? Quantas mais Rubis e Mariselas no mundo são necessárias para chamarem a atenção dum problema tão grave e tão atual? Continua a haver muito pouca luta contra o sistema, muito pouca informação sobre algo que não se “quer transmitir ao público geral”. São histórias como estas que nos fazem abrir os olhos e que nos dão coragem para lutar pelas nossas vidas, pela verdade e pela justiça que são valores e direitos humanos.

Portanto, Las Tres Muertes de Marisela Escobedo é um dos filmes obrigatórios do ano e uma das melhores produções documentais que a Netflix nos trouxe até agora.

Leiam outras Críticas aqui.

Título: As Três Mortes de Marisela Escobedo

Título Original: Las Tres Muertes de Marisela Escobedo

Realização: Carlos Perez Osorio

Duração: 109 min.

Trailer | Las Tres Muertes de Marisela Escobedo

Comments