Cinema Críticas

Crítica: The Trial of the Chicago 7 (2020)

The Trial of the Chicago 7 Critica de Cinema

CONTÉM SPOILERS DE THE TRIAL OF THE CHICAGO 7!

Aaron Sorkin é um nome que tem vindo a crescer no cinema, vencendo o Óscar de Melhor Argumento Adaptado por The Social Network. Sobe novamente à cadeira de realização para trazer a história verídica de um dos mais infames julgamentos da história dos EUA. The Trial of the Chicago 7 foca-se no julgamento de 8 indivíduos que foram considerados culpados por incitarem um motim a larga escala contra as forças policiais nos anos 60. Com um elenco abismal, um argumento acutilante e uma narrativa repleta de desenvolvimento de personagens, The Trial of the Chicago 7 é um filme obrigatório e que conta uma história intemporal e, infelizmente, ainda tão atual.

The Trial of the Chicago 7 Critica de Cinema

Apesar de nem tudo ser perfeito em The Trial of the Chicago 7, Aaron Sorkin foca-se inteiramente no desenvolvimento das personagens através do seu próprio argumento. Para sustentar ainda mais o fantástico argumento, as prestações do elenco são absolutamente magistrais, com Eddie Redmayne, Alex Sharp, Sacha Baron Cohen, Jeremy Strong, Mark Rylance, John Carroll Lynch, Yahya Abdul-Mateen II, Joseph Gordon-Levitt e Frank Langella no top of their game. Infelizmente o filme não consegue conferir o mesmo tempo de antena e, por conseguinte, a mesma atenção de desenvolvimento a todos, o que o prejudica a longo prazo.

Outro dos aspetos menos bons de The Trial of the Chicago 7 é na forma caricatural que muitas vezes se torna incomodativo de algumas das personagens. Os exageros acabam por levar a melhor de Sorkin para ridicularizar o sistema americano, e não havia necessidade de o fazer. Mas a verdade é que os elementos onde Sorkin exagera são o que tornam o filme mexido e com um ritmo delicioso e apetecível para o público. No entanto, um filme interventivo e de forte carga dramática social deve ser tratado inteiramente com respeito. Defeitos à parte, The Trial of the Chicago 7 não é um filme que se foque na sua componente técnica com afinco porque, na real das verdades, não necessita disso. É um registo único onde o argumento é que lidera o fluxo quer da história, quer das personagens e num estilo muito aproximado de 12 Angry Men, The Trial of the Chicago 7 consegue provar que ainda há sabedoria em focar-se nos elementos principais e mais importantes de um filme.

The Trial of the Chicago 7 Critica de Cinema

Nem mesmo com a sua longa duração o espectador se sente cansado ou aborrecido com o que está a ver… pelo contrário… a cada minuto sente-se a tensão a emanar nos diálogos e na expressividade dos atores. Há Óscares a suar por todos os pixéis de The Trial of the Chicago 7 e pela relevância da sua narrativa tendo em conta o panorama político dos EUA. Isto torna The Trial of the Chicago 7 uma obra a contemplar e a ser apreciada, ainda que pudesse focar-se um pouco mais nas personagens que foram, por motivos óbvios, colocadas um pouco à parte.

No entanto, recomendo vivamente que vejam e revejam este filme que tem muito ensinamento para absorver e que nos dá uma réstia de esperança de que as histórias ainda são a essência do que é bom cinema.

Leiam outras Críticas aqui.

Título: Os 7 de Chicago

Título Original: The Trial of the Chicago 7

Realização: Aaron Sorkin

Elenco: Eddie Redmayne, Alex Sharp, Sacha Baron Cohen, Jeremy Strong, John Carroll Lynch, Yahya Abdul-Mateen II, Mark Rylance, Joseph Gordon-Levitt, Ben Shenkman, J.C. MacKenzie, Frank Langella.

Duração: 129 min.

Trailer | The Trial of the Chicago 7

Comments