Cinema Críticas

Crítica: Nocturne (2020)

Nocturne Critica de Cinema

CONTÉM SPOILERS DE NOCTURNE!

Continuando o legado de Black Box, a Amazon aliou-se à Blumhouse para trazer alguns dos filmes de terror deste ano, para tornar o Halloween ainda mais especial. Um dos mais recentes casos é o Nocturne, que conta com Sydney Sweeney (que fez o furor em The Handmaid’s Tale e Euphoria) e Madison Iseman (com quem estivemos a falar sobre Jumanji), e que se foca em duas irmãs gémeas que se tornam rivais após Julie (Sweeney) encontrar um estranho caderno de apontamentos macabro proveniente de uma antiga estudante que se suicidou. Ambas são artistas musicais talentosas mas até onde estarão elas dispostas a ir para atingirem os seus objetivos e ambições?

Nocturne Critica de Cinema

Nocturne poderia ser uma obra extraordinária e, no entanto, deixa-se levar por uma narrativa sem sentido e pouco substancial. Tem uma parte artística muito interessante e competente, nomeadamente a banda-sonora e as prestações, mas depressa se torna num produto baço e sem grande cabimento. A verdade é que a componente artística tenta sobressair da parte argumentativa e o resultado é pobre e pouco elucidativo.

Apesar de ambas as atrizes serem muito competentes nos seus papéis, Nocturne é um exercício de Zu Quirke que não chega propriamente a lado nenhum. Não há respostas, enquadramento nem contexto para o que vemos. Estamos a ver algo que, de alguma forma, parece fazer sentido, mas que não responde às questões mais óbvias sobre a sua temática. É quase como se estivéssemos a resolver um problema matemático e precisarmos de ir às soluções conferir o trajeto do mesmo. E, chegamos ao fim, e não há soluções… apenas mais perguntas…

Nocturne Critica de Cinema

Mesmo que tenha toda uma componente belíssima, especialmente no que toca à apresentação musical que é o elo de união de personagens, Nocturne prefere focar-se em problemas de menor importância para se tentar justificar… E isso é quase um insulto ao público que está completamente perdido em tentar encontrar respostas para o que está a ver. O elenco é competente, mas a aleatoriedade dos eventos não nos consegue prender totalmente à história.

Em termos de horror, Nocturne falha redondamente em intercalar os intervenientes da ação com o mote que lhe deu origem, espalhando-se completamente na sua composição. Ainda que a intenção seja notória de realçar aquilo que o ser humano é capaz de fazer em prol de obter o expoente máximo de ambição e sonho, a execução fá-lo parecer algo banal e desintegrado do que é realmente importante a reter. Portanto, evitem Nocturne e dediquem-se a filmes com mais substância ou que, pelo menos, sejam mais claros em expor a sua ideia.

Nocturne Critica de Cinema

Leiam outras Críticas aqui.

Título: Nocturne

Título Original: Nocturne

Realização: Zu Quirke

Elenco: Sydney Sweeney, Madison Iseman, Jacques Colimon, Ivan Shaw, Julie Benz.

Duração: 90 min.

Trailer | Nocturne

Comments