Cinema Críticas

Crítica: David Attenborough: A Life on Our Planet (2020)

David Attenborough Critica de Cinema

CONTÉM SPOILERS DE DAVID ATTENBOROUGH: A LIFE ON OUR PLANET!

Para quem já acompanha o CineAddiction há algum tempo, não será novidade nenhuma depois de todas as abordagens que escrevi de Planet Earth, Planet Earth II, Blue Planet II, Dynasties e por aí fora, que sou um fã incondicional de Sir David Attenborough. Fã? Se calhar chamar-me de fã é pouco, já que venero tudo o que envolve este senhor condecorado pela Rainha de Inglaterra. O meu ídolo, para quem não o conhece, tem 93 anos e foi o naturalista mais influente e um que acompanhou uma jornada pelo mundo selvagem como ninguém mais neste planeta fez. Sir David está exausto de tanta destruição do meio selvagem… tanto que A Life ou Our Planet é o seu testemunho de como estamos a conduzir o planeta a uma nova extinção em massa.

David Attenborough Critica de Cinema

A verdade é que David Attenborough: A Life on Our Planet não é propriamente um filme que assente totalmente na construção documental, já que a maioria das imagens que são colocadas do meio natural ou da ação humana do planeta pertencem ao arquivo da série Our Planet; mas é um filme curto e que vai direto às questões mais assustadoras da nossa influência no meio natural. Sentimos uma diferença no tom de Sir David enquanto o vemos a narrar a nossa pegada assustadora no meio ambiente… não sentimos aquela calma e aquela serenidade no seu tom… muito menos o vemos a falar do ser humano com apreço. E Sir David tem muita razão, caros leitores.

Ao ritmo a que a espécie humana está a devastar e a arrasar o meio selvagem, os ecossistemas e a biodiversidade irão dar lugar a um planeta desprovido de vida, árido e sem recursos. Estamos a esgotá-lo a um ritmo alucinante e nunca paramos para pensar que necessitamos de mudar a nossa conduta. Estamos sentados no conforto do sofá à espera que os governos nos entreguem soluções e respostas mas, até isso acontecer, há muito que podemos fazer para melhorar a nossa pegada no mundo. E tudo depende inteiramente de nós…

David Attenborough Critica de Cinema

E Sir David Attenborough entrega essas soluções completas em A Life on Our Planet. E, agora, não há desculpas. Estamos numa corrida contra o tempo… evitar produtos com óleo de palma, evitar soja, evitar a carne, evitar o peixe. Estamos a despir o planeta pela nossa futilidade em aceitar uma alimentação mais focada nas verduras. A agricultura industrial está a dizimar o solo, a pesca furtiva está a deixar os oceanos em autênticos desertos, estamos a construir tudo a um ritmo tão rápido que a natureza não tem tempo de se adaptar e regenerar. E… agora pensamos, não estamos a ser egoístas enquanto espécie?

Ainda há pouco tempo vos escrevia do horror de Dominion ou da consciencialização de Earthlings. (Podem ler a minha carta aberta ao mundo aqui) E, se até agora tiveram receio de se chocarem, então está na altura de aceitarem que isto é uma realidade. Pior do que isso, até Sir David Attenborough nos está a passar um sermão (e com muita razão) num tom nunca antes visto! E… portanto… penso que não dá para avaliar David Attenborough: A Life on Our Planet como produto de entretenimento, mas sim como produto de arte no que toca à sua mensagem. E de que precisamos mais do que apenas isto? O ícone que sempre nos fez viajar pelo meio selvagem e conhecer todas as maravilhosas espécies de animais com quem partilhamos a nossa casa chamada Terra e que enchem de cor, de som, de maravilha o nosso vasto mundo… ele está desalmadamente a pedir a nossa ajuda. Vamos ignorá-lo?

David Attenborough Critica de Cinema

Chega de brincadeiras e de tratar esta temática como se nada fosse. Chega de sermos preguiçosos e não fazermos nada para mudar o rumo do planeta. Querem uma casa para os vossos filhos e netos? Então vejam A Life on Our Planet e presenciem o legado mais assustador de alguém que viveu tudo aquilo que os vossos filhos, mais tarde, poderiam sonhar em viver e não vão poder porque o planeta, por essa altura já se encontra como as areias do Saara. A Life on Our Planet é um último aviso e um que deve ser visto e revisto com consciência e deve ser levado com a seriedade que merece ou apenas se tornará a última vez que veremos Sir David Attenborough nos ecrãs. Pensem, ajam e tomem as melhores decisões. Podem pesquisar no CineAddiction por filmes que ajudem a abrir a vossa mente e perceberem os problemas que estamos, de facto, a exercer no planeta. Comecem por aqui.

My dear Sir David Attenborough, thank you for caring, thank you for your words and lets hope this film won’t become Earth’s final obituary.

Leiam outras Críticas aqui.

Título: David Attenborough: Uma Vida no Nosso Planeta

Título Original: David Attenborough: A Life on Our Planet

Realização: Alastair Fothergill, Jonathan Hughes & Keith Scholey

Duração: 83 min.

Trailer | David Attenborough: A Life on Our Planet

Comments