Cinema Críticas

Crítica: Por Detrás da Moeda (2020)

Por Detras da Moeda Critica de Cinema

CONTÉM SPOILERS DE POR DETRÁS DA MOEDA!

Este fim-de-semana decorreu a primeira edição do festival bienal de Oliveira de Azeméis: Azeméis Film Festival. Como residente born and raised da cidade, tive a oportunidade de me sentar numa sala de cinema e ver filmes que, por norma, são algo excluídos das grandes salas que exibem apenas blockbusters em busca do dinheiro fácil. O cinema pode ser uma indústria, sim, mas também é arte e a arte não precisa muitas vezes de grandes financiamentos, mas sim de alma. As saudades de estar confortável a apreciar o melhor da arte audiovisual é um privilégio nestes tempos conturbados por que vivemos.

Por Detras da Moeda Critica de Cinema

Talvez o caso que, para mim, mais me surpreendeu e tocou foi o de Por Detrás da Moeda, o documentário de Luis Moya que venceu o Prémio do Público e a Menção Honrosa do Juri na edição deste ano do Fantasporto e foi ainda selecionado como candidato ao Melhor Documentário do Festival de Avanca. A narrativa de Por Detrás da Moeda foca-se nas vidas dos artistas de rua da cidade do Porto e mostra o espírito, a mentalidade, a cultura e as dificuldades que estes artistas enfrentam dia após dia nos locais mais turísticos da cidade.

É um documentário de composição simples, onde a viagem se afunila na história de Alex, um errante entusiasta da música e do seu sucesso inicial nos Pippermint Twist e que, de alguma forma, preferiu abdicar do estrelato para ser a vedeta e o ícone que, atualmente é, nas ruas da cidade do Porto. Por Detrás da Moeda é mais do que um documentário… é um produto de amor que celebra a liberdade e a procura de um conforto artístico que, a uma primeira partida, todos pensamos que é a “morte do artista”. Mas, será mesmo isso? Existe melhor palco para se ser notado e apreciado do que a rua? Porque temos todos de seguir o mesmo caminho? Porque temos nós de nos sujeitar à autoridade de outrem para sermos quem somos e fazermos o que mais amamos?

Por Detras da Moeda Critica de Cinema

São perguntas de difícil digestão e que a sociedade ainda tem alguma dificuldade em responder sem preconceito. Mas Por Detrás da Moeda é a voz que ela precisa para romper com as mentalidades mais fechadas. Embora o filme se foque em diferentes personalidades da música de rua (e, por conseguinte, seja este meramente o seu maior defeito, já que nem todos conseguem ter o mesmo tempo de antena), a história de Alex é absolutamente comovente. Com uma técnica magistral com base na sonoridade dos planos, da transição de imagens e com o recurso a uma montagem rítmica, é como que Por Detrás da Moeda fosse a música em estado visual. E, mais do que as virtudes de Moya enquanto cineasta técnico, é a sua bonita intenção e capacidade de incutir um elemento emocional extremamente cativante ao longo do que vamos vendo. Há toda uma história de envolvência da equipa técnica com Alex e esta cumplicidade pura e genuína é, de facto, a nota musical mais bonita de todas.

Há tanto no nosso país por descobrir… e, por vezes, os casos mais interessantes são os que estão à nossa frente a lutar pelas suas vidas, ambições e sonhos, mesmo diante dos nossos olhos enquanto caminhamos para o nosso local de trabalho. A humildade que Por Detrás da Moeda incute na simplicidade das suas imagens é aquilo que o torna tão especial. E, mesmo que Moya não consiga trazer o mesmo mérito que trouxe a Alex, para os restantes que vamos acompanhando na tela, a verdade é que é importante conhecermos a sua realidade, ainda que por breves momentos. As histórias são inspiradoras, de certa forma. E Por Detrás da Moeda pode muito bem ser o hino contra a ostracização deste tipo específico de arte musical aos olhos da sociedade.

Por Detras da Moeda Critica de Cinema

Como mencionei anteriormente, a arte não precisa de ser perfeita, mas basta ter o significado certo para nos tocar. Para mim, pessoalmente, a envolvência do espectador com o que é narrado por um filme é um dos aspetos mais importantes porque, sem este aspeto, o cinema era vazio e desprovido de emoção. E, para além disto, há toda esta componente social que, nos tempos que correm, é mais do que importante realçar. Não somos todos iguais, nem todos temos os mesmos objetivos, e porque devemos julgar aqueles que, contra os cânones da nossa sociedade atual, apenas pretendem ser livres e fazer-nos sorrir?

Fica aqui este pequeno texto para ajudar na reflexão e para incentivar todos a verem Por Detrás da Moeda numa sala de cinema.

Leiam outras Críticas aqui.

Título: Por Detrás da Moeda

Título Original: Por Detrás da Moeda

Realização: Luis Moya

Duração: 93 min.

Trailer | Por Detrás da Moeda

Por detrás da moeda || The other side of the coin OFICIAL TRAILER from Luis Moya on Vimeo.

Comments