Cinema Críticas

Crítica: The Social Dilemma (2020)

the social dilemma

The Social Dilemma é o mais recente projecto da Netflix. Trata-se de um documentário original, sobre os perigosos meios com que as tecnologias são usadas para atingirem ainda mais perigosos fins. Este “apavorante” documentário revela um pouco dos bastidores das redes sociais, oferecendo testemunhos e opiniões dos próprios criadores destas, revelando uma ameaça que, apesar de todos termos uma noção, vai muito mais além e torna-se muito mais perturbadora do que nós, os utilizadores, imaginávamos.

2020 tem sido um ano conturbado (para não dizer, depressivo e, para muitas pessoas, devastador). Para além da ameaça que paira sobre a saúde de todos nós, temo-nos, como espécie, afastado cada vez mais; cada um nas nossas bolhas da razão, contra a bolha do nosso vizinho. Injustiças raciais, o crescente “fosso” entre a classe média alta e a classe baixa, a eleição de políticos que se servem de lavagens cerebrais e guerras civis que de civilizadas não têm nada; seria de loucos pensar que, por exemplo, o Facebook talvez tenha alguma culpa nisso, ou que fosse suspeito de ter controlo sobre as nossas vidas.

the social dilemma

The Social Dilemma é sustentado por fortes argumentos e factos de pessoas que sabem do que estão a falar, que já trabalharam para o desenvolvimento de redes sociais e que agora lutam por um melhor controlo nessa indústria.

Tem uma edição excelente, segue um fio de raciocínio coerente que nos permite acompanhar a informação que nos vão dando, apesar dos muitos termos técnicos. Todas as entrevistas são com pessoas credíveis e muito bem informadas, que tanto nos deixam assoberbados pela maneira como somos manipulados e nem sabemos, como também nos encorajam a tomar medidas para haver mudanças.

Para além da realidade, tem também uma história paralela fictícia que nos dá um exemplo de uma das consequências do uso das redes sociais, e nos dá também uma espécie de imagem mental sobre como somos controlados e consumidos pela tecnologia. Embora seja uma boa ideia na teoria, os actores não dão uma grande performance e parece que nada encaixa muito bem. Esta história é um bocado dramática demais e chega a roçar no ridículo, tanto nas personagens como na realização.

the social dilemma

Como já foi dito, The Social Dilemma é assustador. É um abre-olhos e acho que é urgente que todos o vejam, não só pelo nosso futuro como pelo futuro das próximas gerações, em que cada vez mais a tecnologia estará enraizada nas nossas vidas.

 

 

Título: O Dilema das Redes

Título Original: The Social Dilemma

Realização: Jeff Orlowski

Elenco: Tristan HarrisJeff SeibertBailey Richardson

Duração: 94 min.

 

Trailer – The Social Dilemma

Comments