Cinema Críticas

Crítica: El Practicante (The Paramedic) (2020)

El Practicante Critica de Cinema

CONTÉM SPOILERS DE EL PRACTICANTE!

Depois do sucesso de La Casa de Papel, a Netflix tem apostado muito em conteúdo de nuestros hermanos e, agora, chega-nos o thriller hitchcockiano El Practicante, o Paramédico. A história é simples: Ángel é um paramédico que, após um trágico acidente, começa a desenvolver uma psicose obsessiva para com a sua parceira Vane. Como podem ver, a história de El Practicante não é nada propriamente novo nem original, mas não deixa de ter alguns elementos porreiros e que proporcionam um bom serão.

El Practicante Critica de Cinema

El Practicante continua uma linha de filmes espanhóis que exploram o talento performativo dos seus atores e Mario Casas está formidável no seu papel (conheci o ator no recente Contratiempo) e, de facto, não pára de surpreender. A verdade é que a obsessão da sua personagem Ángel é, obviamente, o campo mais exigente do filme, e Casas consegue carregar o filme às costas com perícia e competência. Mesmo que a narrativa seja cliché e já conheçamos de trás para a frente e de frente para trás o resultado deste género de cinema, El Practicante ganha por nunca tentar ser mais do que a soma das suas partes. É um filme que reconhece a sua fragilidade argumentativa e nunca procura ser pretensioso ou ridicularizar as suas personagens.

Claro que não é um filme que irá deixar uma marca em nós, mas podemos sempre ter consciência do quanto o cinema espanhol está a crescer e a enveredar por diversos géneros que, até então, ficavam apenas reservados à grande potência de Hollywood. O restante elenco, ainda que pouco explorado, também não é, de todo, mau, e é nas sequências de cadeiras-de-rodas ou de imobilização, que a sua naturalidade sobressai. Não vou explorar muito esta questão porque, ao verem o filme, vão perceber do que falo. Mas tirando estes aspetos, se espremermos El Practicante, o resultado é meramente mais do mesmo. É um thriller porreiro, singelo e sem grandes artifícios; que se rege pela performance do seu protagonista e que tem o entretenimento em doses certas para deixar o público cativado.

El Practicante Critica de Cinema

Mesmo não sendo nada de extraordinário, para quem gosta de um bom filme de domingo à tarde, El Practicante irá certamente preencher as vossas medidas. Se não ficarem interessados, também não há problema porque, daqui a um tempinho, ninguém se irá recordar dele.

Leiam outras Críticas aqui.

Título: O Paramédico

Título Original: El Practicante

Realização: Carles Torras

Elenco: Mario Casas, Déborah François, Guillermo Pfening, Celso Bugallo, Raúl Jíménez.

Duração: 94 min.

Trailer | El Practicante

Comments