Cinema Críticas

Crítica: The Owners (2020)

The Owners Critica de Cinema

CONTÉM SPOILERS DE THE OWNERS!

Maisie Williams regressa depois da fatídica e controversa última temporada de Game of Thrones ao ecrã. Desta vez, integra no elenco de um thriller psicológico de nome The Owners. A história é simples, um grupo de bandidos de “meia tigela” decide assaltar a mansão de um casal de médicos já com alguma idade, mas tudo corre mal e algo parece não estar bem com estes dois idosos.

The Owners Critica de Cinema

The Owners é um thriller extremamente mal compensado em termos argumentativos. É um filme pobre em transmitir algo de novo e, apesar de alguns momentos interessantes aqui e acolá, falha redondamente em deixar o espectador desconfortável. Com uma realização sem grandes feitos, The Owners tem algumas características interessantes, especialmente quando saltita constantemente de protagonista em protagonista à medida que, inesperadamente, os vemos a perecer. Claro que a atmosfera não é suficientemente boa para nos causar adrenalina ou de provocar o choque, mas não deixa de ser um artifício engraçado, de facto. No entanto, tudo o que podemos pensar sobre The Owners ser algo muito banal, está lá sim. A carência de uma atmosfera de imprevisibilidade faz com que o filme seja extremamente fácil de adivinhar.

As prestações, ainda que surpreendam aqui e ali, não conseguem sustentar a falta de camadas e de dimensão dramática das personagens, de quem conhecemos tão pouco. Nenhuma delas nos faz nutrir empatia, muito menos ficamos envoltos na temática que, só pelo título, percebemos exatamente onde vai parar. E, pior do que isso, The Owners é tão pretensioso que o seu final é tão parolo quanto é pouco criativo. Mesmo que Sylvester McCoy e Rita Tushingham estejam à altura dos seus papéis e nos incomodem a certo ponto, tornam-se demasiado óbvias as suas intenções, mesmo que o filme evite a todo o custo exprimi-las.

The Owners Critica de Cinema

Mas a verdade é que todos estes passos em falso derivam da ausência de um clima de tensão necessário e duma previsibilidade argumentativa que remove muitos dos aspetos mais importantes do género do thriller. Se o filme conseguisse não parecer demasiado melodramático nas situações talvez pudesse chegar a algum lado. Se nunca viram Don’t Breathe, vejam porque é neste registo que falo. Se The Owners absorvesse alguns dos aspetos mais interessantes dessa clara influência, talvez conseguisse melhorar em diversos aspetos.

Portanto, The Owners é um thriller falhado, com performances melodramáticas e penosas nalguns momentos e, acima de tudo, não consegue criar o clima perfeito para o espectador se sentir incomodado, conseguindo muitas vezes o reverso: rir.

Leiam outras Críticas aqui.

Título: Os Inquilinos

Título Original: The Owners

Realização: Julius Berg

Elenco: Maisie Williams, Sylvester McCoy, Rita Tushingham, Jake Curran, Andrew Ellis, Ian Kenny, Stacha Hicks.

Duração: 92 min.

Trailer | The Owners

Comments