Cinema Críticas

Crítica: The One and Only Ivan (2020)

The One and Only Ivan Critica de Cinema

CONTÉM SPOILERS DE THE ONE AND ONLY IVAN!

Há sempre algumas surpresas que nos deixam de coração cheio e a Disney é perita em trazer histórias que nos tocam bem fundo na alma e nos aquecem quando menos esperamos. The One and Only Ivan é um filme que acompanha o incrível gorila de um circo sediado num centro comercial que procura dar à nova estrela Ruby, um elefante bebé, a oportunidade de viver no meio selvagem. Para isso, Ivan precisa de se aliar aos seus companheiros e enfrentar o ser humano para conseguir ser bem sucedido.

The One and Only Ivan Critica de Cinema

Realizado por Thea Sharrock, The One and Only Ivan é um filme com uma mensagem extraordinária, embebido em efeitos visuais magníficos. Nunca fui muito fã de animais digitais no cinema, especialmente porque a sua expressividade computadorizada estraga o realismo da mensagem. No entanto, eis que chega finalmente o filme que rompe com este constrangimento, trazendo uma narrativa simples, mas polvilhada de personagens adoráveis e com uma intenção bela e despretensiosa. No elenco em carne e osso, Bryan Cranston e a jovem Ariana Greenblatt encantam nos seus respetivos papéis, fora o elenco vocal que está mais que apto para se tornar num daqueles que ficará na memória por muitos anos.

Mas enquanto produto cinematográfico, The One and Only Ivan é também muito competente, já que absorve o melhor da tecnologia e de uma intenção clara educativa e a transforma numa aventura bela e com o sentimento a brotar à superfície. Claro que acaba por ser infantilizado a certo ponto e o argumento acaba por sofrer de alguns clichés que advêm de um público-alvo mais jovem, mas não é assim que devemos educar os mais novos? O filme é tão direto na sua mensagem e apela à necessidade de impedir o cativeiro de animais que é impossível não nos rendermos a ele. Como sabemos, durante anos os circos apoderaram-se do selvagem para mostrar aos leigos que a natureza pode ser domada. Trancamos animais em zoos só para os expormos aos olhos de quem não tem oportunidade (nem dinheiro) para os ver livres no seu meio selvagem. Mas será isto eticamente correto?

The One and Only Ivan Critica de Cinema

Obviamente que não e The One and Only Ivan é aquele abre-olhos que, não só faz as delícias dos mais novos com as suas personagens carismáticas, como subtilmente vai apalpando terreno para algo que contribui (e imenso) para a sociedade e para a educação de miúdos e graúdos. Há toda uma panóplia de cor que se camufla dentro das motivações que regem as criaturas que são os habitantes deste zoo fechado dentro de paredes. Uma sensação de sufoco e de aprisionamento que nos deixa a temer pelo destino dos seres vivos com quem partilhamos o nosso planeta. Por toda esta intenção maravilhosa e por toda a energia e cor com que se pinta uma mensagem difícil de transmitir nos dias que correm, The One and Only Ivan é um filme obrigatório para todos e tem a magia da Disney que encanta a todos os momentos.

Leiam outras Críticas aqui.

Título: O Grandioso Ivan

Título Original: The One and Only Ivan

Realização: Thea Sharrock

Elenco: Sam Rockwell, Bryan Cranston, Phillipa Soo, Chaka Khan, Mike White, Ron Funches, Angelina Jolie, Helen Mirren, Danny DeVito.

Duração: 95 min.

Trailer | The One and Only Ivan

Comments