Cinema Críticas

Crítica: Phineas and Ferb The Movie: Candace Against the Universe (2020)

Phineas and Ferb The Movie Candace Against the Universe Crítica de Cinema

PODE CONTER SPOILERS DE PHINEAS AND FERB THE MOVIE: CANDACE AGAINST THE UNIVERSE!!!

Durante o curso das nossas infâncias, encontramos uma ou outra série que nos ajuda a passar o tempo no meio de tantas gargalhadas. E uma dessas séries é Phineas and Ferb. Para refrescar a memória, a série seguia as aventuras de dois irmãos que inventavam as maiores aventuras para ajudar a passar o tempo durante as suas férias de Verão. A série não é magnífica, mas consegue entreter com o seu humor inteligente e contagiante. Pois bem, o duo está de regresso para uma nova aventura, se bem que as suas engenhocas trocam o protagonismo desta vez.

Como já podem ter adivinhado pelo título, o filme centra-se em Candace, que se vê raptada por extraterrestres. Com a irmã em perigo, os irmãos e os seus amigos preparam um plano de resgate. Ah, e ainda são acompanhados por Doofenshmirtz e pelo Agente P (mais conhecido como Perry, o Ornitorrinco).

Como já podem ter adivinhado, Candace Against the Universe foi feito diretamente para os fãs de Phineas and Ferb. E não falo apenas do elenco original da série (na sua maioria), já que os criadores da série também deram o ar de sua graça nesta película. Portanto, terem acompanhado a maior fatia de episódios da série enquanto esteve no ar é certamente uma ajuda valiosa para poder desfrutar desta viagem alucinante.

Com o talento original num regresso em força, também vem os elementos que tornaram a série viciante durante anos. As músicas parecem saídas diretamente da série, tanto pelos sons usados como pelas letras simples, mas impossíveis de ignorar. Ah, e o humor, que continua a ser certeiro e bizarro. Phineas and Ferb nunca foi uma daquelas séries que se podia levar a sério, e é por isso que o meta-humor continua a ser um dos elementos vencedores. E acreditem, o filme tem vários momentos bem explícitos sobre as transições de vinhetas ou mesmo a quebra da quarta barreira.

A narrativa do filme é simples na sua execução, e não há mal nisso. No entanto o que difere Candace Against the Universe de tantos outros episódios da série reside na escolha de colocar Candace no centro das atenções. A personagem tem a má fama de ser a antagonista recorrente da série, no sentido de fazer tudo por tudo para expor as traquinices dos irmãos à mãe (ao ponto de irritar às vezes, para depois soltarmos as gargalhadas quando as coisas não correm de feição).

Colocar Candace a cargo do filme acaba por surtir um efeito surpreendente, uma vez que, finalmente, acabamos por perceber a origem das suas ações. A mensagem pode parecer um tanto ou quanto familiar, mas surte o efeito desejado na mesma. No fim e ao cabo, acabamos por compreender os demónios interiores de Candace (e verter uma lágrima ou duas, pelo meio).

Phineas and Ferb The Movie: Candace Against the Universe é um filme simples que vai causar problemas a quem nunca ouvi falar da série original. No entanto, se, tal como eu, acompanharam uma fatia considerável da série, encontrarão aqui um filme que faz justiça ao espírito da série, ao mesmo tempo que se revela como uma viagem emocional.

Podem ler outras Críticas aqui.

Título: Phineas e Ferb, O Filme: Candace Contra o Universo

Título Original: Phineas and Ferb The Movie: Candace Against the Universe

Realização: Bob Bowen

Elenco: Vincent Martella, Ashley Tisdale, David Errigo Jr., Dan Povenmire, Dee Bradley Baker, Ali Wong

Duração: 86 minutos

Trailer | Phineas and Ferb The Movie: Candace Against the Universe

Comments