Cinema Críticas

Crítica: Bone Tomahawk (2015)

Bone Tomahawk Critica de Cinema

CONTÉM SPOILERS DE BONE TOMAHAWK!

Há certos filmes que só ficamos a conhecer mais tarde. Seja por na altura não termos tempo, ou porque nunca suscitou a devida curiosidade. Bone Tomahawk é um desses casos. Estamos perante um western com toques de terror onde Kurt Russell interpreta o xerife de um vilarejo que precisa de enfrentar uma tribo de canibais que vivem nas montanhas que raptaram a médica da sua aldeia. Juntando um grupo de justiceiros, juntamente com o seu parceiro e compincha Chicory, eles embarcam numa aventura para recuperar a médica com vida.

Bone Tomahawk Critica de Cinema

Bone Tomahawk é a estreia de S. Craig Zahler no cinema. É um filme que absorve muitos géneros em si e consegue articulá-las extremamente bem. Tem ação, terror, comédia e drama nas doses certas, proporcionando um serão fantástico ao espectador. Mesmo que as personagens não tenham todas o mesmo tempo de antena, nem o mesmo desenvolvimento, há todo um cuidado para não as deixar à toa na narrativa. Há também um elemento interessante que dá um toque de mestria às personagens: todas elas têm uma particularidade memorável que as torna apetecíveis ao público.

Para além disto, Bone Tomahawk tem também alguns toques à lá Tarantino que funcionam de forma astuta para tornar a sua premissa aparentemente absurda em algo aprazível e comedida. Não falta quase nada em Bone Tomahawk para nos deixarmos levar pela sua componente insana. As sequências de ação são boas, as personagens, como referido anteriormente, são agradáveis e a produção aproveita o melhor do western para nos trazer um conto diferente dentro dum género sistemático e pouco criativo. Kurt Russell é um protagonista muito carismático e lidera a excursão com garra, para além de um Richard Jenkins adorável e surpreendente.

Bone Tomahawk Critica de Cinema

A verdade é que Bone Tomahawk não apressa a sua ação, deixando tudo acontecer ao ritmo certo, no momento certo. Isto é algo raro hoje em dia, já que vemos filmes de terror a serem menos credíveis e westerns mais rápidos. Esta é provavelmente a característica mais apelativa do filme: permitir que o espectador conheça tudo o que envolve o cenário, que vá conhecendo o perigo a um ritmo plausível, que vá descobrindo progressivamente as facetas das personagens e aquilo que as motiva. Claro que nem tudo é perfeito, já que há muito pouca exploração destes inimigos carniceiros, mas o facto de não se dispersar muito do seu objetivo, torna o filme muito melhor do que o esperado.

Se estão à procura nestes dias de chuva de um bom filme para verem, enroscados numa manta e a ouvir a chuva a bater na janela, então Bone Tomahawk é o filme de eleição. Não percam a oportunidade de ver o último filme de Matthew Fox porque ele, de facto, é bastante bom.

Bone Tomahawk Critica de Cinema

Leiam outras Críticas aqui.

Título: Bone Tomahawk

Título Original: Bone Tomahawk

Realização: S. Craig Zahler

Elenco: Kurt Russell, Patrick Wilson, Richard Jenkins, Matthew Fox, Lili Simmons, Evan Jonigkeit, David Arquette, Sid Haig, Zahn McClarnon.

Duração: 132 min.

Trailer | Bone Tomahawk

Comments